Desconstruindo um mito.

Fases lunares representado em uma caixa de papelão.

Este post vai lhe ajudar a representar às fases lunares em uma caixa de papelão. Os professores de astronomia poderá fazer-lo em sala de aula. 

Para representar as fases lunares, serão necessários:

1.      Caixa de sapatos ou caixa de papelão.
1.      Bola de isopor ou pingue-pongue (5cm) que representara a Lua.
1.       Lanterna para representar o Sol.
1.    Pedaço de linha ou arame flexível. 

Na caixa de sapato ou papelão, o aluno deverá fazer quatro orifícios pequenos de 1 cm no centro de cada lado. Em seguida o aluno escolherá um dos lados para fixar a lanterna, esta lanterna representará o Sol, a lanterna deverá ser posicionado abaixo do furo escolhido (de preferência na maior distancia à "lua").
Dentro da caixa, o aluno centralizará a bola de isopor, contando que ela fique a altura do orifício para poder ser observado. Como se pode observar na ilustração-1. O aluno poderá amarrar a bola de isopor na tampa da caixa através de um fio, ou fixar a bola de isopor na base da caixa através de um arame flexível. Como se pode observar na Foto 2.
Ilustração-1; Montagem das fases lunares.


Depois de pronta e lacrada a caixa, o aluno poderá observar em cada orifício uma fase lunar diferente. Lua Cheia, Crescente, Minguante. Quando o aluno for observar a fase da Lua Nova, ele notará que a Lua estará escura. Isto acontece devido o Sol iluminar somente o lado da Lua que não está apontada para a Terra, (não conseguimos ver a Lua Nova no céu).  
Com esta experiência, o aluno vai perceber que as fases lunares acontecem devido ao posicionamento do Sol, e não pela sombra terrestre na lua como muitos acreditam, quebrando então este paradigma.  
Foto 1: Bloguefólio.

Representação das fases lunares com o auxilio de uma lanterna. 
 Foto 2: cienciamao

Fonte: 
http://www.cienciamao.usp.br/dados/aas/_amaquinadigitaleasfasesd.2.zoom.jpg

7 comentários: