31 de maio de 2011

Por que a Lua não cai sobre a Terra?


   
Foto tirada pelo próprio autor.
 Nós sabemos que a massa da Terra atrai a massa lunar, e vice-versa. Isto acontece devido a gravidade existente em ambos, mas por quê à Lua não cai sobre à Terra? Já que a atração é mútua? 
     Antes de responder essa pergunta veremos algumas teorias para melhor explicar o tema.

     A primeira lei de Newton que conhecemos como o princípio da inércia, nos mostram que um corpo parado tende a permanecer parado devido as forças que atuam sobre ele, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, se nenhuma força estiver atuando sobre ele.

     Você se pergunta, porque a bola em movimento depois de um tempo para?

    A bola para, por quê várias forças atua sobre ela, por exemplo, o atrito com o solo, o atrito com o ar, essas forças impedem que a bola continue se movimentando. Mas se esta bola estivesse no vácuo, onde há ausência de matéria (praticamente não existe), ou no espaço onde a força de atrito é quase nula, ela continuaria num movimento retilíneo uniforme (módulo e a direção são as mesmas).

     A Lua tem uma velocidade constante e muito alta, cerca de 3700 km/h, no caso, a Lua era pra sair pela tangente numa velocidade constante, mas a gravidade da Terra segura ela, como mostra a ilustração abaixo.

     Vamos ver um exemplo para melhor entendermos, se você jogar uma pedra no sentido horizontal, conforme a velocidade da pedra diminui, ela cairá no chão. Quanto mais forte você jogar essa pedra mais longe ela cairá. Agora pensa nessa pedra a uma velocidade muito alta e constante sendo jogada na horizontal, ela nunca irá cair, entrando em órbita em torno da Terra.
     Um outro exemplo seria a de uma pedra amarrada por um barbante. A pessoa segura na outra ponta e gira. A pedra quer escapar, mas devido ao barbante estar presa, a pedra não poderá escapar pela tangente. Agora trazendo esta ilustração para o tema acima,  a pedra seria nossa Lua, e o barbante a gravidade. Como se pode observar na ilustração abaixo. 



     Devido a sua velocidade ser muito alta e constante, e por causa da gravidade terrestre a Lua fica em órbita da Terra sem "cair."

Um comentário: