Desconstruindo um mito.

10 de outubro de 2015

Rastros deixados por aviões no céu. O que são?

Algumas pessoas propagam na internet teorias conspiratórias sobre vários assuntos. Destacamos sobre os rastros de fumaças deixadas pelos aviões na atmosfera. Muitos conspiracionistas falam sobre o tema, alegando ser uma estratégia da "nova ordem mundial" que quer diminuir a população do planeta Terra. E para isso contaminam os seres humanos com produtos químicos deixados pelos aviões para os matarem. Segundo eles, os produtos químicos seriam venenos.
E o pior de tudo é que estas pessoas realmente acreditam nestes fatos. Se isto é verdade, quantas pessoas morreram por este motivo?

Na verdade, o rastro deixado pelos aviões enquanto estão voando, tem um nome: "Contrails" (que significa trilha de condensação). Pelo nome o leitor já tem uma noção do que se trata. Este rastro se forma devido a condensação de vapor de água em altas altitudes, causadas pela saída dos gases quentes das turbinas dos aviões, que podem chegar a 300ºC. A partir do momento que os gases resfriam em contato com o ar extremamente frio das altas altitudes, gotas de água microscópicas condensam e formam as nuvens. 
 
As nuvens aparecem acima de 8 mil metros, este fenômeno acontece se a temperatura externa estiver abaixo -40ºC.

Portanto este fenômeno é devido ao ar quente das turbinas que entram em contato com o ar frio da atmosfera, calsando a condensação, ou seja, transformando o ar em vapores de água. 

Fonte:
http://www.avioesemusicas.com/o-que-e-aquele-rastro-que-os-avioes-deixam-no-ceu-pergunta.html

2 comentários:

  1. Então como explicam que nem todos os avioes deixam esse rasto?

    ResponderExcluir
  2. entao porque alguns rastros somem rapido e outros permanecem por horas? ja vi dois avioes na mesma altide, um deles o rastro permanecia e outro nao????

    ResponderExcluir