11 de setembro de 2014

Planetas fora do Sistema Solar. (Exoplanetas)

Exoplaneta Gliese 581g. Muito idêntico ao planeta Terra.
      
        Muitos pensam que só existem os Planetas do Sistema Solar, (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno). Mas fora no nosso Sistema Solar existem centenas de outros Planetas, conhecidos como exoplaneta ou seja, um Planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol.
         No ano de 1989 foi descoberto o primeiro exoplaneta. Até o momento foram descobertos quase 2000 planetas fora do Sistema Solar, e provavelmente existem muito mais, pois cada estrela poder conter planetas em sua órbita. 
          Na representação abaixo é possível ver como 2014 tem sido um ano impressionante na busca de planetas fora do Sistema Solar. A barra laranja que surge, mostra os planetas anunciados em fevereiro pela NASA. As barras vermelhas são os encontrados anteriormente graças ao Kepler e as azuis são planetas encontrados de outras maneiras.
Fonte: NASA.
 
          
       Geralmente, os exoplanetas têm tamanho similar ao de Júpiter e não apresentam condições necessárias para a existência de qualquer forma de vida em sua superfície.
Telescope Kepler-NASA.jpeg
Sonda espacial Kepler.
         Pelo descoberto até agora, os astrônomos dizem que há 3 tipos de exoplaneta: "os gigantes gasosos'', "os  gigantes gelados" e os que apresentam tamanho semelhante ao da Terra, que têm temperaturas altíssimas e que orbitam em curtos espaços de tempo.
      A grande maioria destas descobertas foram feitas pela sonda espacial Kepler, que consiste em um observatório espacial projetado pela NASA, lançada em 7 de março de 2009.
        Infelizmente, o Kepler parou de funcionar em maio de 2013, devido a problemas no equipamento.
         As grandes descobertas deste ano foram feitas nas imagens que ele havia registrado, mas que ainda não haviam sido analisadas de forma completa. A NASA, no entanto, acredita que será possível continuar usando o Kepler na busca de exoplanetas mesmo assim.


Referências Bibliográficas.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/2014-e-o-maior-ano-da-historia-na-busca-por-exoplanetas

http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/astronomos-ja-revelaram-1700-planetas-fora-do-sistema-solar,b8357ce061075410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário