Desconstruindo um mito.

6 de junho de 2015

Qual a estrela mais brilhante no céu noturno?

Figura-1 Constelação Cão Maior. Fonte: Stellarium. 
      A estrela mais brilhante em nosso céu noturno, é a estrela Sírio (Sirius). Ela está localizada na constelação Cão Maior (Figura-1). Pode ser vista de qualquer parte da Terra. Sirius está aproximadamente a 8,6 anos-luz da Terra, ou seja, quando a luz sai da estrela, ela chega até nós aproximadamente em 8 anos e meio. Lembrando que a velocidade da luz é de 300.000km/s. 
    Apesar de Sirius ser a estrela mais brilhante no céu noturno, ela não é a que está mais próximo da Terra, temos  outras cinco estrelas. Como se podem observar abaixo: 

  1. Sol --> distância de 8 minutos/luz
  2. Alpha Centauri --> distância de 4,24 anos/luz
  3. Barnard--> distância de 5,96 anos/luz
  4. Wolf 359 --> distância de 7,78 anos/luz
  5. Lalande 21185 --> distância de 8,29 anos/luz
  6. Sirius --> distância de 8,58 anos/luz
        A estrela de Sirius é uma estrela binária, constituída de duas estrelas, Sirius A e Sirius B (anã branca). Esta última só podem ser vistas com a ajuda de um grande telescópio.
        A melhor época do ano para se observar a estrela, é no mês de janeiro, quando atinge o meridiano à meia-noite.

Fonte: http://www.ciencia-online.net/2013/09/10-estrelas-mais-proximas.html

3 comentários:

  1. Boa tarde, tirei foto de uma estrela e ao dar zoom verifiquei que na verdade haviam duas imagens, uma atras da outra, porem com colorações diferentes, sendo assim, presumo que tirei foto de SIRIUS é isto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo Miguel, obrigado por visitar nosso site.
      A foto que você tirou da Lua foi ontem?
      A nossa Lua por volta das 21:00 do dia de ontem (horário que provavelmente você tirou a foto, devido a posição lunar) estava em conjunção a constelação de Órion. Portanto a estrela que você viu foi a Aldebaran e um pouco mais a direita a estrela Betelgeuse, ambas pertencentes a constelação de Órion.
      Espero ter respondi sua dúvida, volte sempre Miguel.

      Excluir
  2. o ios tem um aplicatico que na versão gratuita ela permite apontar para o céu e ela vai identificando o astro. Sírus aparece entre fevereiro a maio (começando muito cedo ainda com céu de crepúsculo em fevereiro e em abril ela viaja entre 19-22h sobre o céu de minha casa. Todos os anos espero pela passagem de visível de Sírius.

    ResponderExcluir