10 de abril de 2016

Você sabia que a missão Apollo instalou espelhos na Lua?

O Lunar Laser Ranging Experiment da Apollo 11 conforme foi deixado na Lua.
Durante as missões da Apollo (final da década de 60 e começo da década de 70) três refletores laseres - chamados LRRR (Laser Ranging Retroreflector) foram instalados na superfície lunar.
Estes refletores consistem em vários pequenos espelhos capazes de devolver feixe do laser emitido a Lua pelos observatórios terrestres. Um dos espelhos foi instalado pela missão Apollo 11 (primeira missão tripulada a pisar na Lua). E outros  refletores dois foram colocados na superfície lunar pelas missões Apollo 14 e 15.


Apollo 15 LRRR




Estes espelhos servem para medir a precisão milimétrica da Terra em relação à Lua. Até hoje os cientistas utilizam este mecanismo. Um laser é disparado daqui da Terra e chega até o espelho localizado na Lua, mas para isso, você precisa das coordenadas precisas. Este raio de luz é rebatido pelo espelho e volta a Terra. Com isso, pode-se calcular a distância entre a Terra e a Lua. Diversos observatórios, dentro e fora dos Estados Unidos já utilizaram estes refletores em pesquisas. Por exemplo os observatórios Côte d'Azur, McDonald, Apache Point, e Haleakala, independentes da NASA. 
Para isso, basta saber suas coordenadas e mirar o laser, como se pode observar no vídeo abaixo. 

Obs: Aquele laser que você tem em casa não dá certo. 


NASA moon laser


Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20090731-093916.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário