Desconstruindo um mito.

12 de fevereiro de 2017

3 animais que foram aos espaço.

Muitos animais já foram enviados ao espaço, e muitos morreram por lá. Apesar das mortes destes animais, a tecnologia se aprimorou para poder levar o homem além da Terra. 
Todo tipo de animal foi ao espaço, a quantidade é enorme. Eles foram usados como "cobaias." Desde pequenos insetos até grandes mamíferos. Sobretudo para testar as exigências físicas do voo espacial.

Destacaremos apenas 3 animais que foram ao espaço. 

1- cadela Laika.

 Laika foi o primeiro ser vivo a conhecer o espaço. Lançada no dia 3 de Novembro de 1957 a bordo da segunda espaçonave a orbitar a Terra, a Sputnik 2.
Laika, primeiro ser vivo enviado para o espaço
Cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Créditos: Roscosmos / divulgação

A cadela era uma cachorra sem raça definida, que foi encontrada nas ruas de Moscou. Laika morreu após o lançamento. 

2- chimpanzé Ham.
Em 1961, a NASA lançou o chimpanzé Ham para o espaço a bordo de um foguete Mercury-Redstone. Ham foi treinado para acreditar que estava controlando a nave espacial. O bravo animal retornou à Terra são e salvo, mostrando que os humanos também poderiam ir para o espaço! Ele foi muito bem recompensado, e viveu por mais 17 anos no Zoológico Nacional de Washington, nos EUA.

Ham Chimpanzé que foi pro espaço
Ham, o chimpanzé que foi para o espaço em 1961.

Créditos: NASA / divulgação

No mesmo ano, em abril de 1961 o primeiro ser humano foi para o espaço. A bordo da espaçonave Vostok 1 o cosmonauta soviético Yuri Gagarin fez história, e depois foi seguido pelo segundo homem a ir para o espaço, o norte-americano Alan Shepard.
3- gata Felicette.

Antes de falarmos sobre a gata Felicette, devemos falar sobre o gato Félix. A França planejava lançar o gato malhado macho apelidado de Felix para o espaço em 18 de outubro de 1963.
Mas no dia do lançamento, o gato Félix fazendo jus ao seu nome, que significa "sorte" conseguiu escapar. Seu substituto foi a gata  Félicette.
gata-espaco2
Fonte: Muralanimal

A gata Félicette (tradução Felicidade), teve o crânio aberto e eletrodos implantados para que sua atividade cerebral fosse registrada durante todo o voo espacial, lançada em 18 de Outubro de 1963, na base de foguetes no deserto do Saara Argelino. Ela então passou a ser o único felino que até hoje foi ao espaço em um voo sub-orbital.
Sua cápsula espacial separou-se do foguete e desceu de pára-quedas. Félicette retornou à Terra viva e foi recuperada em segurança.

Alguns animais que foram ao espaço. 

Depois disso uma verdadeira leva de animais foi levada para o espaço, dentre eles ratos, baratas, peixes, répteis, sapos, grilos, formigas, aranhas, salamandras, lagartixas, cachorros, ouriços, águas-vivas, caracóis, camarões...

O primeiro macaco a ser enviado num voo suborbital foi Albert II, pelos EUA em 14 de junho de 1949, mas infelizmente, de acordo com os registros da missão, ele morreu na aterrissagem.

Os russos foram os primeiros a enviar cães em foguetes, como Tsygan e Dezik, por exemplo. Eles não atingiram a órbita, e ambos retornaram para casa sãos e salvos! Logo eles pensaram que já era hora de enviar algo vivo para o espaço...

Abaixo destacou-se outros animais que foram ao espaço e o ano correspondente. 
animais que já foram para o espaço - Niege Borges
Poster com alguns dos animais mais famosos enviados para o espaço.
Créditos: Niege Borges         /         Clique na imagem para ampliar

Ainda hoje, diversas espécies de animais são levadas para o espaço... e como já era de se esperar, muitos debates cercam esses polêmicos experimentos. E você, qual a sua opinião?

Referências:

UniverseToday / NASA / Roscosmos
Imagens: (capa-NASA) / Roscosmos / NASA / divulgação / Niege Borges
http://muralanimal.blogspot.com/2014/10/felicette-primeira-gata-lancada-no.html#ixzz4YUAzd9sC
http://www.galeriadometeorito.com/2015/09/quais-animais-ja-foram-enviados-para-o-espaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário