11 de fevereiro de 2017

Constelação de Gêmeos. Como se localizar?

A constelação de Gêmeos é uma constelação das 88 existentes. Segundo a União Astronômica Internacional (UAI), atualmente possuímos 88 constelações que são reconhecidas desde 1922. Constelação é uma área na esfera celeste agrupadas por estrelas importantes, aparentemente próximas umas das outras.
A constelação de Gêmeos pode ser localizado tanto o hemisfério Sul quanto no Norte, e é muito fácil de se localizar no céu, bastando encontrar as suas duas estrelas mais brilhantes: Castor e Pollux. Tendo como referência a vizinha constelação de Orion. Partindo das "três marias" (as estrelas mais conhecidas pelos brasileiros) até a estrela de Betelgeus, se estende até a constelação de Gêmeos, como se pode observar na imagem abaixo.
Como se localizar a Constelação de Gêmeos.  Stellarium.
As estrelas Castor e Pollux representam de acordo com a mitologia grega, as cabeças de dois gêmeos. 
Constelação de Gêmeos. Stellarium.
Castor - Se você observar com um pequenos telescópios a estrela Castor, verá duas estrelas: Castor A e Castor B. Estas duas estrelas azul-brancas orbitam uma em torno da outra em cada 420 anos. Castor é um sistema de 6 estrelas ligadas entre si pela ação da gravidade.  
Pollux - É uma estrela gigante de cor alaranjada.
As principais estrelas da constelação de Gêmeos além de Castor e Pollux, são: Wasat, Mekbuda, Alhena, Tejat, Posterior, Tejat, Prior e Mebsuta.
Na mitologia grega, os gêmeos são apenas metade irmãos. São filhos da mesma mãe (Leda), mas têm pais diferentes. O pai de Castor era um rei de Esparta, Tíndaro, e o pai de Pollux era ninguém menos que Zeus. 
Referências:
OBSERVATÓRIO UFMG. Disponivel em: <http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm> Acesso em: 12 fev. 2017
Disponivel em: <http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Astronomia/Observ_mes/Mar2002/gemini.htm> Acesso em: 12 fev. 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário