4 de janeiro de 2017

Apollo 1; a missão que matou três astronautas.

Apollo 1 insignia. Credits: NASA
Publicação: Prof. Edvan Bandeira. 

Em 25 de março de 1961 o então presidente dos E.U.A John F. Kennedy fez um discurso no Congresso Americano um tanto ousado. Kennedy afirma em seu discurso que até o fim daquela década os EUA colocaria um homem na Lua. 

“Acredito que devemos ir à Lua.”
“Em primeiro lugar, acredito que esta nação deve dar tudo para atingir o objectivo, antes desta década acabar, de pousar um homem na Lua e retorná-lo com segurança à Terra”
“Temos que liderar em termos espaciais. O conhecimento espacial pode ser a chave para o nosso futuro na Terra.” (Kennedy)

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) foi fundada  em 29 de julho de 1958, portanto, apenas três anos antes do discurso do presidente Kennedy, mostrando ainda mais sua ousadia. 
No final da década de 60, os E.U.A apresentou o projeto que levaria o homem a Lua, missão Apollo. 
A primeira missão tinha por objetivo lançar o Módulo de Comando em órbita da Terra e com isso ultrapassar a URSS na Corrida Espacial. Os astronautas desta missão foram anunciados em 21 de Março de 1966, sendo eles: Gus' Grissom, Ed White e Roger Chaffee. E fariam o primeiro vôo no dia 21 de fevereiro no ano seguinte. 
Ed White, Gus Grissom e Roger Chaffee. Crédito: Nasa.
Em 27 de Janeiro de 1967 na plataforma de lançamento no Cabo Kennedy algo deu errado. Os três astronautas participavam de uma simulação dentro da cápsula em solo terrestre, quando um  curto-circuito no interior da cabine provocou um incêncdio. Pela rádio Grissom comunicava que havia fogo no cockpit (cabine de pilotagem). Segundos mais tarde, podia-se ouvir Chaffee dizendo que ele e seus companheiros sairiam do módulo de comando. Mas não puderam, pois a escotilha de saída possuía apenas trancas mecânicas, e os esforços dos astronautas na tentativa de abrí-la mostraram-se inúteis. A equipe que trabalhava fora da espaçonave procurava, em vão, abrir a escotilha em meio ao calor insuportável. 



Resultado de imagem para apollo 1
Módulo de Comando após o acidente. Créditos: Spacesafetymagazine.



Módulo de Comando após o acidente. Crédito: Nasa.
Quando, finalmente, conseguiram abrir o módulo de comando os três astronautas já estavam mortos, ainda que a roupa espacial os tenha protegido do fogo, a inalação excessiva de fumaça foi fatal.
Trajes dos astronautas após o incêndio. Créditos: National Archives. 

Confira o vídeo dos astronautas da Apollo1.



Como resultado desse acidente, toda programação do projeto Apollo foi atrasada em vinte e um meses. Durante esse período, os engenheiros da NASA modificaram completamente a cabine do módulo de comando. Cerca de 1300 alterações foram feitas.


A primeira missão tripulada bem sucedida do projeto Apollo foi o voo da missão Apollo 7 no dia 11 de outubro de 1968.

Nenhuma missão ou vôos foram designados como Apollo 2 ou 3.





Referências.


Disponível em: <http://www.astropt.org/2011/05/25/kennedy-para-a-lua/> Acesso em: 04 jan. 2016 
Disponível em: <http://history.nasa.gov/Apollo204/> Acesso em: 04 jan. 2016 
Disponível em: <https://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/missions/apollo1.html> Acesso em: 04 jan. 2016 
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_1> Acesso em: 04 jan. 2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário