Desconstruindo um mito.

Quantas faculdades federais os militares criaram?

Algumas pessoas estão vindo até a página destacando que o PT fez muitas Universidades. Peguei uma faculdade aleatória desta lista, por exemplo: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, esta Universidade foi criada em 27 de abril de 1953 com o nome de Instituição Federal de Ensino Superior. O PT em 2005 mudou o nome para Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ou seja, o PT pegou algo que já existia e mudou o seu nome para se passar de uma criação deles. O PT é uma farsa assim como seu adeptos. Nem vou perder tempo investigando as demais "Universidades" que o PT criou. 

Neste texto vamos enfatizar a educação brasileira no regime militar (1964-1985). Quantas Universidades Federais os militares criaram? Mas antes de responder esta pergunta destacaremos alguns fatos importantes.

Ao procurar na literaturas brasileira obras relacionadas ao período militar. O que se encontram, são livros demonizando os mesmos. Não há relatos do crescimento do Brasil nos 21 anos do regime militar. Os livros referem esta época como: "O período negro da história do Brasil". Mas estes mesmos autores ocultam coisas boas que ocorreram no regime militar. Sim, não foi só "censura" que houve no Brasil. O país cresceu muito economicamente.

Além de criarem às hidrelétricas de Itaipu, Tucuruí, Ilha Solteira e Jupiá, grande responsáveis por geração de energia em todo o Brasil até hoje. Eles regulamentarão o 13º salário e também criaram o FGTS, PIS, PASEP. Rasgaram o Brasil com rodovias boas, sem pedágios, criaram as usinas Angra-1 e Angra-2 que geram energia aos brasileiros. 

Um pouco da história do Brasil.

Para muitos brasileiros que não conhecem sua própria história. O regime militar, mais conhecido como "ditadura" militar deu início no ano de 1964 e foi até 1985. 
Depois do Brasil sofrer ameaças de se tornar um país comunista como Cuba é hoje. Cerca de meio milhão de pessoas foram às ruas pedindo a saída do então presidente João Goulart.

Em 1º de abril 1964 o Congresso Nacional cassou o mandato de João Goulart.
No dia 11 de abril do mesmo ano, o mesmo Congresso elegeu Castelo Branco como presidente do Brasil com 361 votos contra 72. Portanto, NÃO HOUVE GOLPE. 

Ao assumir a presidência a primeira medida de seu governo foi o rompimento das relações diplomática com Cuba. 

No total foram 5 presidentes em 21 anos. 

Castello Branco (1964-1967)
Costa e Silva (1967-1969)
Emílio Médici (1969-1974)
Geisel (1974-1979)
Figueiredo (1979-1985)

Estes presidentes foram responsáveis por criarem 15 Universidades Federais gratuitas aos brasileiros. Como está destacado abaixo.


1. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) criada em 18 de abril de 1967.

2. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi criada em 1 de dezembro do ano de 1968.

3. Universidade Federal do Piauí (FUFPI) criada em 11 de novembro de 1968. 

4. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criada em 21 de agosto de 1969. 

5. Universidade Federal de Uberlância (UFU) criada em 14 de agosto de 1969.

6. Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fundada em 8 de agosto de 1969.

7. Universidade Federal do Rio Grande (FURG) fundada em 20 de agosto de 1969

8. Universidade Federal de Roraima (UFRR) criada em 1 de agosto de 1969. 

9. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) originalmente conhecido como Núcleo de Educação em Macapá, fundada em 1970. 

10. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), originalmente conhecido como Núcleo de Educação em Santarém (NES) fundada em 14 de outubro de 1970. 


11. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) fundada originalmente como Campus Avançado da USP (CAUSP) 15 de outubro de 1971.

12. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) fundada em 20 de agosto de 1969.

13. Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) criada em 10 de dezembro de 1970.

14. Universidade Federal de Rondônia (UNIR) fundada criado em 2 de maio de 1971 com o nome Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CA-UFRGS), mas em 8 de julho de 1982 também no regime militar mudou seu nome para (UNIR).

15. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) criada em 21 de abril de 1979.

Agora me responda, porque nos livros didáticos em nossas escolas, não há relatos sobre isso?
Os livros criticam os militares por ser "ditadores,"  mas defendem ditadores como Fidel Castro, Maduro, Hugo Chavez, Lenin, Stalin, Lula e assassino como Che Guevara??? 

Estes mesmos livros defendem as teorias do pai do comunismo Marx. Talvez esta seja a resposta. Querem implantar o comunismo no Brasil. 


23 comentários:

  1. Olá! Primeiramente quero agradecer por este post que me será muito útil! Estou desenvolvendo um artigo sobre a expansão do ensino superior paranaense durante o Período Militar, e seria de grande ajuda se você pudesse me informar as fontes dessas informações levantadas nesta publicação, e se você pudesse me dar algumas dicas de pesquisa, eu também ficaria muito grata!

    Parabéns pelo trabalho!

    Caso tenha disposição em me ajudar, por favor, me contate no e-mail larissahrios@outlook.com.

    Att,

    Larissa Rios

    ResponderExcluir
  2. O PT em 13 anos, criou 18 (DEZOITO)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 18? Da onde tirou isso? Foram apenas 4. e outras 2 com renomeação.

      Excluir
    2. O PT criou 4 universidades de fato, 2 renomedas oriundas do governo de FHC, das 18, apenas 12 são oriundas dos governos do Regime Militar!!!! Como sempre o brasileiro alienado pela farsa do LULA e o PT!!!!

      Excluir
    3. Dezoito o que? Por favor, especifique! Não vale sindicatos!

      Excluir
    4. kkkk piada !!!! historia da carochinha

      Excluir
  3. Parabéns, continue sempre nos atualizando com boas informações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ai sim são exemplos de heróis, parabéns brasileiros

    ResponderExcluir
  5. E se o governo Civil pós 85 investe em melhorias e aumento da planta de uma Universidade criada pelo regime militar, mais do que dobrando ou até triplicando a planta e a oferta de vagas , não seria o caso de ter praticamente criado outras duas universidades em termos de tamanho? A UFSM aqui em Santa Maria é um desses casos, fundada em 1960, antes do regime,ampliada no regime e continuou sendo ampliada no pós regime. Se aprofundarmos a pesquisa, talvez encontremos universidades criadas pelo regime que são, em termos de tamanho e oferta de cursos e vagas, menores que a ampliação feita por governos civis pós 85 em universidades criadas pelo regime .Debate bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criar etimologicamente é diferente de ampliar.

      Não mude o significado dos termos.

      PT criou apenas 4 e não 18.(ponto final)

      Excluir
  6. Entre 2003 e 2014 foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, praticamente duplicando o número de alunos. Posso ter falhado numa ou noutra mas certamente a maioria dessas universidades foram criadas nos governos do PT: UNIVERSIDADES DOS GOVERNOS DO PT

    1. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
    2. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,
    3. Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
    4. Universidade Federal de Campina Grande
    5. Universidade Federal do Cariri
    6. Universidade Federal do Vale do São Francisco
    7. Ufra - Universidade Federal Rural Da Amazônia -
    8. Universidade Federal do Tocantins
    9. Universidade Federal De São João Del Rei
    10. UFABC - Universidade Federal do ABC
    11. UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
    12. Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    13. Universidade Federal de Alfenas
    14. Universidade Federal de Viçosa
    15. Universidade Federal da Grande Dourados
    16. Universidade Federal da Fronteira Sul,
    17. Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
    18. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou pegar todas as faculdades, vou pegar só a Universidade Federal do Triângulo Mineiro como exemplo: ela foi criada em 27 de abril de 1953 com o nome de Instituição Federal de Ensino Superior, o que o PT fez? Só mudou o nome para Universidade. O prédio como faculdade já existia, o PT n fez nada. O PT e uma farsa. Aposto que acontece o mesmo com as demais instituição.

      Excluir
    2. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, fundado em 08/12/1953, e em atividade desde março de1961 quando foi inaugurada com o nome de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre,o Brasil já era governado pelo PT???

      Excluir
  7. Direita ou esquerda qual é o melhor?
    Não existe um melhor,o ideal seria juntar os projetos sociais da esquerda, com a busca pela protecao da família da direita e criar um único partido a fim de trilhar um caminho que leve o povo brasileiro a tão sonhada felicidade.
    Aristóteles diz a virtude é um ponto intermediário entre e extremos, e eu concordo. A ditadura teve pontos positivos, assim como o governo petista, não podemos apagar a história simplesmente para afirmar a nossa opinião. Vamos entender a história e analisar os fatos de uma perspectiva diferente, sem querer penas afirmar uma ideia de forma simplória ou buscar um ideal irracional para colocarmos como a nossa militância nas ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os militares construíram tanta universidade só para ricos? Pq um índice tão baixo de estudantes no ensino superior?Igual o crescimento no governo Médice a desigualdade social tão grande,Adianta essa riqueza ou universidade se os pobres eram excluídos. Quem é uma grande farsa mesmo?

      Excluir
  8. Universidades Federais criadas durante os governos do PT:

    P.S.: Mesmo dentre as já existes, foram criados mais 173 novos campus.
    O número de vagas passou de 505 mil para 932 mil. Fonte: Ideb/Censo Univ.


    Universidade Federal do ABC (UFABC)

    Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA)

    Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB)

    Universidade Federal do Cariri (UFCA)

    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

    Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

    Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA)

    Mesmo os intitutos que se tornaram UFs, como a UTFPR (antigo Cefet), foram expandidos por todo o interior do estado (substituindo, inclusive, no caso paranaense, a capilaridade das Universidades Estaduais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk
      Só lembrando que o diploma da geração "Pátria educadora" não serve pra nada, pois essa galerinha formada nas universidades mexidas pelo pt, não sabem sequer conjugar verbo. Tem diploma, mas não tem conhecimento, por isso não conseguem emprego em sua área de formação, pois o professor ao invés de dar aula, estava militando e o aluno alienado e sem personalidade ao invés de procurar seus direitos, exigir aulas e estudar, aceitou as palestras esquerdopatas em forma de aula que seu professor débil deu. Em resumo, tem diploma que não serve nem pra limpar a bunda.

      Excluir
  9. Não vou pegar todas as faculdades, vou pegar só a Universidade Federal do Triângulo Mineiro como exemplo: ela foi criada em 27 de abril de 1953 com o nome de Instituição Federal de Ensino Superior, o que o PT fez? Só mudou o nome para Universidade. O prédio como faculdade já existia, o PT n fez nada. O PT e uma farsa. Aposto que acontece o mesmo com as demais instituição.

    ResponderExcluir
  10. Pesquisei algumas das faculdades que o Sr. elencou acima, e por coincidência, algumas foram fusões de cursos já existentes, uma era um "curso" avançado da USP (de São Paulo mesmo) mas fora do Estado de São Paulo... Ou seja, houve alguma falha em sua pesquisa. No fundo, o que foi feito nos 21 anos, de ditadura, assemelha-se com outros governos, que assumem o filho dos outros, sem terem tido o trabalho da gestação.

    ResponderExcluir
  11. Tudo muito bem explicado. Uma verdadeira aula da história brasileira, grato por tudos os esclarecimentos.pois reforçou muito minha visão em relação aos militares.pois me fez ter muita mais certeza que os militares fizeram muito por nossa pátria.

    ResponderExcluir
  12. Quando a gente puxa detalhadamente a verdadeira história de como foram construídas essas faculdades citadas na página, descobre-se facilmente que praticamente todas essas instituições de ensino já existiam antes mesmo do GOLPE DE 64. Algumas foram construídas ainda na Monarquia, por D. PedroII, como por exemplo; a que deu origem a UFOP. O que os militares fizeram foi federalizar algumas instituições, dar nome a outras e inaugurar como se fossem obras deles.
    Mas realmente na Ditadura foram feitas sim muitas faculdades, mas todas privadas, particulares, pagas.
    Engana as pessoas assim não, cara, que coisa feia de se fazer. Isso é falta de honestidade intelectual.

    ResponderExcluir