Desconstruindo um mito.

11 de abril de 2011

Quem foi Galileu?




Galileu Galilei foi  um físico, astrônomo, matemático e filósofo, nasceu na Itália em 1564 e morreu em 1642.
Quando todos ainda acreditavam na teoria do geocentrismo, onde se defendiam a Terra no centro do Universo. Galileu por sua vez, fez várias descobertas mostrando que a teoria defendida por Copérnico outrora estava correto. O heliocentrismo adotado por Galileu colocava o Sol no centro do Sistema Solar e os planetas incluindo a Terra girando ao seu redor. 
Algumas descobertas de Galileu.
Galileu propor que, dois corpos com pesos diferentes, sendo soltos a uma certa altura, cairiam ao mesmo tempo no chão. Mas para isso ocorrer, não poderia existir atrito sobre os corpos. Galileu não pode comprovar sua teoria, devido a gravidade terrestre que exerce uma força nos objetos. Entretanto, em 1971 na missão Apollo 15, o comandante David Scott realizou uma demonstração ao vivo para as câmeras de televisão (Vídeo abaixo). Como se sabe, na Lua a gravidade é quase nula, portanto lá daria para se fazer a experiência . Com um martelo em uma mão e uma pena na outra, Scott soltou ambos ao mesmo tempo, caindo no mesmo instante  ao chão, assim como Galileu afirmava muitos séculos antes. 


                                               
O vídeo  mostra o experimento feito na lua por David Scott.

Um visionário de sua época, Galileu fez tantas outras descobertas. Certa vez criou seu próprio telescópio, um telescópio refrator, simples para os existentes hoje em dia, onde só aumentava três vezes o tamanho do objeto, contudo,  Galileu foi aprimorando até fazer um telescópio que aumentava cerca de trinta vezes o tamanho real do objeto. Lembrando que em sua época  o telescópio já existia, mas Galileu foi à primeira pessoa a apontar esse objeto para o céu, com isso ele descobriu que: 
  • A Via Láctea (nossa galáxia), é composta por milhares de estrelas,
  • Descobriu também alguns satélites de Júpiter, 
  • Descobriu que a lua tem montanhas e crateras, 
  • Descobriu manchas solares,
  • Anéis de Saturno.
Mesmo com as evidências, a igreja católica que detinha todo poder na época, recusou aceitar as descobertas. Acusavam que as descobertas de Galileu eram mentiras, e não aceitavam nem ao menos olhar no telescópio. Até entre os astrônomos haviam estas discordâncias. Muitos astrônomos diziam que as descobertas eram somente ilusões de ótica das lentes.
A igreja católica pronunciou sobre a teoria heliocêntrica, e seria herege quem afirmasse que a Terra girava em torno do Sol, portanto foi proibido falar do heliocentrismo como realidade física. O Tribunal do Santo Ofício, fez com que Galileu abandonasse a teoria heliocentrismo..
Mas mesmo com  pressão, Galileu continuou com os estudos, e escreveu alguns livros. Com isso foi julgado e preso por tempo indeterminado, seus livros foram censurados e proibidos.
Após a condenação, ao sair do tribunal ele disse, "CONTUDO, ELA SE MOVE" se referindo à Terra ao redor do Sol.
Galileu conseguiu mudar a pena na prisão para confinamento em sua casa, pois era amigo do papa Urbano VIII. Já bem velho e cego devido estudos do Sol com seu telescópio, Galileu Galilei  morre de forma piedosa, rodeada pela sua filha Maria Celeste e seus discípulos.
Curiosidade:
Quase 400 anos após sua morte, precisamente no dia 31 de outubro de 1992, o papa João Paulo II reconheceu os enganos cometidos pelo tribunal eclesiástico que condenou Galileu à prisão. 
Referências:
BANDEIRA. E. G. S.  Galileu, além de seu tempo. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/07/apollo-15-homem-na-lua.html> Acesso em: 24 fev. 2017.
O UNIVERSO. O martelo e a pena em queda livre na Lua. Disponível em: <http://eternosaprendizes.com/2010/01/23/o-martelo-e-a-pena-em-queda-livre-na-lua/> Acesso em: 24 fev. 2017.
https://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/voce-sabia-a-igreja-reconheceu-que-errou-ao-condenar-galileu,400811f48735b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário