Desconstruindo um mito.

17 de setembro de 2015

Novas imagens do planeta-anão Plutão.

Novas fotos mostram parte do lado oposto ao Sol. (Divulgação/Nasa)Novas fotos mostram parte do lado oposto ao Sol. (Divulgação/Nasa)
A missão não tripulada New Horizons já passou pela superfície do planeta-anão Plutão no dia 14 de julho deste ano. Mas nesta quinta-feira(17) o mundo foi surpreendido pelas novas  imagens chegadas à Terra. 

Imagens mostram com detalhes as montanhas ásperas e geladas. (Divulgação/Nasa)Imagens mostram com detalhes as montanhas ásperas e geladas. (Divulgação/Nasa)
Estas imagens nunca foram vistas com tantos 
detalhes pelo homem. Os novos registros revelam também uma diversidade e complexidade de relevos desconcertantes, jamais observados no sistema solar, segundo os pesquisadores da Nasa. “Se um artista tivesse representado este Plutão antes da missão da New Horizons, provavelmente teríamos pensado que estava louco, mas a realidade é essa mesmo”, disse o principal cientista do programa, Alan Stern, do Southwest Research Institute (SwRI) à AFP.

Região glacial batizada de 'Sputinik Platum' pelos cientistas. (Divulgação/Nasa)Região glacial batizada de 'Sputinik Platum' pelos cientistas. (Divulgação/Nasa)
Uma grande região coberta de gelo (composto provavelmente de nitrogênio) foi batizada pela Nasa de “Sputinik Platum”.
A New Horizons deixou a Terra em 2006 e vai continuar a transmitir dados coletados até o final do ano de 2016. A sonda está atualmente a 12,5 milhões de quilômetros além de Plutão, mergulhando no Cinturão de Kuiper. 



Referência

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/sonda-new-horizons--da-nasa--captura-fotos-a-menos-de-4km-da-superf%C3%ADcie-de-plut%C3%A3o-183916147.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário