Desconstruindo um mito.

A verdade sobre o PT e PSDB. "Estratégia das tesouras".



Muitos brasileiros acreditam que o PSDB é um partido de direita (Conservador ou liberal), onde o mesmo faz oposição ao PT e demais partidos de esquerda (Socialista/Comunista). O que poucos não sabem, é que tudo não passa de pseudo-oposição. Você já se perguntou o porquê de ambos os partidos dominarem o cenário político brasileiro e sempre se revezarem no poder? 

No Brasil as coisas se polarizam da seguinte maneira: se você pensa diferente de um petista, com certeza você é um psdbista, e vice versa. Ambos os partidos vivem se "pegando", disputam eleições, se ofendem. Mas sempre se oferecendo como segunda opção. Se você não gosta de um, vai gostar do outro. Isso tem um nome: "Estratégia das Tesouras", esta estratégia é muito antiga. Defendida pelo revolucionário comunista Lênin (1820 – 1924).

Lênin denominou “a estratégia das tesouras” da seguinte modo: o cenário político de um determinado país seria protagonizado por dois partidos com a mesma matriz ideológica (socialista, é claro), sendo um mais moderado e outro mais radical, mas não diferindo muito nos objetivos finais da política: o controle estatal da vida cotidiana dos cidadãos, tanto moral como economicamente, de modo que duas lâminas de uma mesma tesoura continuem cortando a liberdade do povo. E assim se perpetuam no poder.

Por anos vivemos este cenário político no Brasil. Dois partidos aparentemente "rivais" vêm se revezando no poder, assim como destacou Lênin. Nos últimos 20 anos, só os dois partidos dominaram o Brasil. Primeiro foi Fernando Henrique (PSDB) que ficou 8 anos no poder, depois Lula (PT) ficou mais 8 e mais 6 anos da Dilma (PT). Com certeza já estão mexendo os pauzinhos para o próximo presidente ser alguém do PSDB. Já que o PT está queimado perante a opinião pública, devido a operação Lava-jato.

Antes que venham falar em teoria da conspiração, vamos aos fatos...


A verdadeira história entre o PT e PSDB. 


Fernando Henrique Cardoso no alto, à esquerda, Lula no centro da imagem. Reunião para a criação de um partido, Desta reunião entre “intelectuais” e sindicalistas, viria a surgir o PT e PSDB..
No final da década de 70, Lula e Fernando Henrique Cardoso tentaram criar um partido socialista. Ambos participaram de uma reunião no ABC paulista em que a pauta seria a criação de um partido socialista, após a iminente queda do Regime Militar. Entretanto, a ideia não foi pra frente por questões de ego. Quem seria o líder? Ambos queriam liderar com supremacia o novo partido. Contudo, FHC preferiu se aliar ao MDB e concorreu ao Senado. Neste período FHC recebeu ajuda do seu grande amigo Lula. Precisamente no ano de 1978 Lula fez campanha para FHC na corrida ao Senado, concorrendo pelo partido MDB. Como se pode observar na foto abaixo.  


Lula ajudando seu amigo FHC a ser senador. 

Lula destacou que, por várias vezes foi representar o FHC em vários comícios.  “(...)Fui representar Fernando Henrique Cardoso em vários comícios.”

Desde aquela reunião, a vontade de criarem um partido sempre se manteve vivo tanto para Lula quando para Fernando Henrique. No dia 10 de fevereiro de 1980 o PT foi fundado por sindicalistas, "intelectuais" artistas e católicos ligados à Teoria da Libertação na cidade de São Paulo. Anos posteriores posteriores, precisamente no dia 25 de junho de 1988 surgiu o Partido da SOCIAL Democracia Brasileira (PSDB). Ambos os partidos tinham remanescentes daquela primeira reunião, destacada acima. 

Em 1989 quando Lula disputou o segundo turno com Collor, o PSDB e Fernando Henrique Cardoso o apoiaram.  Com se pode observar na imagem abaixo, em que FHC à esquerda faz comício junto com Lula para presidência do Brasil. 


Comício de Lula nas eleições presidenciais de 1989. FHC a esquerda e Lula no centro. Masao Goto Filho/ Estadão
Em 2001, antes mesmo do FHC deixar a presidência do Brasil, o mesmo já preparava o caminho para Lula. Como podemos ver na entrevista que ele deu a revista Istoé: “Nossas diferenças com o PT são muito mais em relação à disputa de poder do que sobre ideologia” 

No ano de 2007 o então fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva referiu-se a FHC da seguinte maneira: "Apesar de irmãos, PT e PSDB jogam em times opostos". 

Em um dos seus mandatos, Lula destacou que: "O Fernando Henrique deveria estar feliz(...) porque eu consegui fazer o Brasil a que ele aspirou e não conseguiu",  Lula ainda relata seu desejo em ter o PSDB ao seu lado para fazer a reforma política: "gostaria de ter o PSDB ao seu lado na reforma política"(Lula). 

Percebe-se que ambos os partidos se divergem em questões fúteis, mas nunca ideológica. Recentemente o tucano que concorreu à presidência em 2014 Aécio Neves (PSDB) concedeu uma entrevista ao Oglobo onde admite que não é de direita: ‘Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou’
O ditador comunista Fidel Castro e Aécio Neves.
Em pé Lula (PT) e o ex-presidenciável Eduardo Jorge (PV). Agachado no centro Aécio PSDB.

Este era o time de futebol que elaboraram a carta de 1988. Viu como sempre foram oposição? Como são inimigos?
Opinião pessoal: "Eu jamais aceitaria jogar uma pelada com meu inimigo."

O fundador do PSDB, Fernando Henrique em 2014 foi entrevistado pela folha São Paulo, e disse que era um esquerdista, ou seja, socialista. Muito diferente do que as pessoas acreditam.  “Sou de esquerda, mas ninguém acredita”(FHC) 
A esquerda temos o ditador Fidel Castro, o ditador Hugo Chávez e FHC.
No Brasil não existe partido de oposição, a oposição é cada brasileiro que não aceita mais ser enganado. Se você ainda acredita nestes partidos, só tenho a lamentar.

Corrupção.

Envolvido em corrupção pela lava-jato, Lula agora responderá ao Ministério Público Federal por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. E para lhe defender, o mesmo convoca quem? Seu grande amigo Fernando Henrique Cardoso. A ação penal tramita na 10ª Vara Federal de Brasília. A Procuradoria da República acusa Lula, nesse processo, de agir para influenciar a compra de 36 caças suecos Gripen, no governo Dilma. Leia na integra.

A pergunta que não quer calar: Se tudo aconteceu no mandato do Lula e Dilma ambos petistas, o que FHC têm a ver com isso? A não ser que sempre foram aliados...

Acorda pessoal...

Singela homenagem...

    Uma vez amigos, sempre amigos. 

Referências:

ESTADÃO. Quando Lula e FHC dividiram um palanque. Disponível em: <http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,quando-lula-e-fhc-dividiram-um-palanque,11484,0.htm> Acesso em: 04 março 2017. 

INSTITUTO LIBERAL. Verdadeira estratégia das tesouras o caso Dilma X PT. Disponível em: https://www.institutoliberal.org.br/blog/verdadeira-estrategia-das-tesouras-o-caso-dilma-x-pt/> Acesso em: 04 março 2017.


SPOTNIKS. 10 coisas que você não sabia sobre a relação entre o PT e PSDB. Disponível em: <http://spotniks.com/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-relacao-entre-o-pt-e-o-psdb/> Acesso em: 04 março 2017. 

3 comentários:

  1. Ótimo artigo. todos os partidos são de esquerda?

    ResponderExcluir
  2. Bolsonaro veio para romper essa falsa diversidade. Pode ele ter seus erros, todos os temos, mas o que importa são os fundamentos assumidos por ele. Absolutamente contra a corrupção que corroe a nação e impede a promoção da justiça social.

    ResponderExcluir
  3. Todos os partidos políticos são de esquerda.O Brasil tem o povo conservador mas incrivelmente os políticos são esquerda e muitos que passaram a vida militando na esquerda hoje posam de direita, seria cômico se não fosse trágico para o país.

    ResponderExcluir