13 de outubro de 2015

Por que os astronautas flutuam no espaço?

Image credit: NASA
Se você perguntar a qualquer pessoa o motivo pela qual os astronautas flutuam no espaço. A maioria responderá que é devido a falta de gravidade. Mas esta não é a resposta correta.

Quando vemos os astronautas em suas naves espaciais, estes estão a uma altura de aproximadamente 300 Km de altitudes (uma altitude usual para as naves espaciais). Portanto a essa altura, a força gravitacional é de 90% comparado com a gravidade terrestre, 10% de diferença. Entretanto a uma altura de 300 Km há gravidade. Estes 10% não são suficientes para fazer o homem flutuar.

Então como os astronautas flutuam?

O motivo a qual os astronautas flutuam, é devido a sua queda livre, ou seja, quando os astronautas estão em órbita da Terra, a gravidade terrestre os atrai, não somente os astronautas, mas os satélites artificiais também. 

Porque eles nunca se chocam com a superfície terrestre? 

As naves espaciais não caem na Terra, porque ao mesmo tempo em que está caindo em direção à Terra, ele se move com velocidade orbital em uma direção tangencial (velocidade muito rápida, cerca de 28,000 Km/h), como se pode observar na animação abaixo. 


Ao mesmo tempo em que o objeto cai devido a gravidade, a sua velocidade que é muito grande impede que o mesmo caia ao chão, saindo pela tangente e permanecendo em sua órbita. 

Segundo Isaac Newton (1642-1727), toda órbita é uma queda infinita, que nunca chega ao chão, porque enquanto o corpo cai (na direção radial), também se move com velocidade orbital (na direção tangencial). Por isso, dentro da nave, os astronautas sentem-se sem peso, embora haja gravidade! 


Fonte:
https://revistaesfinge.wordpress.com/edicao-03-as-legioes-de-cesar/
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2006-04-02_2006-04-08.html
http://www.universoracionalista.org/por-que-os-astronautas-flutuam/

3 comentários:

  1. A primeira lei de newton pode explicar por que os planetas não caem em direção ao sol?

    ResponderExcluir
  2. Essa explicação é tão maluca que traz mais dúvidas que respostas.

    ResponderExcluir