Desconstruindo um mito.

Representação do Sistema Solar em escalas menores (diâmetro de cada planeta).


Para representar o tamanho do Sol, e compara-la aos demais planetas do Sistema Solar, será necessário reduzir em escalas menores, a fim de conseguir representar em um ambiente menor. 
O material necessário para esta prática será:

1.      Bola de parque. (50 cm de diâmetro).
1.      Régua.
1.        Massa de modelar ou papel para representar os planetas.
1.        Folha de caderno.
1.        Calculadora.
1.        Lápis e borracha.

O nosso Sol será reduzido ate o diâmetro de 50 cm, pois com esta medida ficará mais fácil representar em sala de aula. Os alunos deverão encher a bola até que fique com o diâmetro de 50cm. Ao reduzir o diâmetro do Sol a 50 cm, os planetas do Sistema Solar também deverão ser reduzidos na mesma proporção.
Para converter o diâmetro do Sol em centímetros, é necessário utilizar o diâmetro real do Sol e multiplicar-lo por 1.000, o resultado será em centímetro. Sabe-se que o diâmetro do Sol é equivalente a 1.391.160 km. Ao converter para centímetros, obteremos o seguinte valor 1.391.160.000 cm. 
Logo em seguida dividiremos 1.391.160.000 cm por 50 cm (tamanho do nosso Sol). O valor resultante desta divisão será a escala a ser usado em todos os planetas. Isso significa que os planetas estarão 27.823.200 vezes menores que os tamanhos reais.
Agora que sabemos à medida que utilizaremos como referência, pegaremos o diâmetro de cada planeta e convertemos para centímetros e dividimos por 27.823.200 cm.
Vamos usar o planeta Mercúrio como exemplo:
A medida real do planeta Mercúrio é de 4.879 Km, ao converte-lo em centímetros (multiplicado por 1000), teremos 4.879.000 cm. Pegamos este valor e dividimos por 27.823.200 cm (medida a ser utilizada a todos os planetas). Após esta divisão obteremos aproximadamente 0,2 cm. Esse será a distância entre o Sol e o planeta Mercúrio.

Fazendo estes cálculos com os demais planetas, teremos o diâmetro do planeta Vênus aproximadamente em 0,4cm, a Terra em 0,45cm, Marte 2,5mm, Júpiter 5cm, Saturno 4,2cm, Urano 1,8cm e Netuno 1,7cm. 
Após sabermos o diâmetro de cada planeta, usaremos a massa de modelar para representar cada planeta nestas medidas acima. Com esta prática o aluno notará a grande diferença entre o Sol e os planetas do Sistema Solar. 
Abaixo pode-se observar o tamanho do Sol perante aos demais planetas. 



10 comentários:

  1. Adorei, vou usar na minha sala de aula. Com a sua licença.

    ResponderExcluir
  2. Alguém pode me dizer a distância em centímetros de cada planta em ralação ao sol(poucos cm)

    ResponderExcluir
  3. Muito ilustrativo.Agora,como é possível contemplar o pôr de um sol gigantesco numa Terra que se assemelha a um grão de areia em relação ao sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol está muito muito distante da terra , sendo assim a olho nu ele fica menor por conta da distância!! Essa ilustração aí. Colocou o sol ao lado da terra..e isso não é o real.. a escala , o tamanho.sim está proporcional. Mas a distância não !!

      Excluir
  4. Maravilhoso, vou usar na minha aula. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Nessas proporções, qual a distância (em metros) de cada planeta em relação ao sol. Estou querendo fazer uma representação do sistema solar em escala real.

    ResponderExcluir
  6. A escala real é apenas quanto ao tamanho do astro. Para saber a escala real das distâncias entre eles faz-se outro cálculo usando o mesmo fator mas usando as distâncias entre eles.

    ResponderExcluir
  7. Você converteu 1.391.160 km em centímetros e deu 1.391.160.000 cm. Tem certeza disso?

    ResponderExcluir
  8. Há um erro de conversão. Ao multiplicar por 1 000 estaremos convertendo para metros. 1 km corresponde a 1 000 metros. Para converter para centímetros, seria multiplicar por 100 000 pois 1km corresponde a 100 000 centímetros.

    ResponderExcluir