Desconstruindo um mito.

14 de julho de 2015

A sonda que carrega as cinzas de Clyde Tombaugh se aproxima de Plutão.



Sonda New Horizons


          A sonda New Horizons é uma missão não tripulada da NASA, o objetivo desta missão é estudar o planeta anão Plutão, suas cinco luas e o Cinturão de Kuiper (localizado após a sua órbita).
         O Planeta anão foi descoberto em 1930 pelo astrônomo Clyde Tombaugh, um americano de 24 anos.
        A viagem do New Horizons levou 9 anos para se aproximar de Plutão. A sonda passará a 12,5 mil quilômetros de sua superfície, o mais perto que chegará. Esta aproximação está programada para hoje terça-feira 14/07. Esta é a primeira vez que uma sonda chega perto do planeta anão. 

       A sonda carrega parte das cinzas do cientista descobridor do planeta. As cinzas foram colocadas em uma vasilha anexada no interior da nave. 
Clyde Tombaugh descobriu Plutão em 1930.
    Junto as cinzas, encontra-se a seguinte mensagem:  “Internado aqui estão os restos do americano Clyde W. Tombaugh, descobridor de Plutão e ‘terceira zona’ do Sistema Solar. Menino de Adelle e Muron, marido de Patrícia, pai de Annette e Alden, astrônomo, professor, piadista e amigo: Clyde W. Tombaugh (1906-1997).”
      
      A sonda já enviou algumas informações prévias sobre Plutão. Segundo os dados, o planeta tem cerca de 2.370 Km de diâmetro, o que significa que tem uma densidade menor do que se pensava e mais gelo em seu interior do que cogitavam os cientistas. A New Horizons enviará mais imagens e dados científicos de Plutão, logo após sua aproximação. 

    Só lembrando que, todos os outros planetas já foram visitados por sondas não tripulado


Fontes: 
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/07/sonda-da-nasa-chega-plutao-e-revela-misterios-do-ex-planeta.html

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/sonda-que-passara-por-plutao-nesta-terca-leva-cinzas-do-cientista-que-descobriu-planeta-anao-16754903

https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Horizons 

Nenhum comentário:

Postar um comentário