Desconstruindo um mito.

25 de janeiro de 2016

Há exatamente 30 anos, ocorreu o maior acidente espacial. O ônibus espacial Challenger explode matando 7 pessoas.

Em pé: Ellison Onizuka, Christa McAulife, Gregory Jarvis, Judith Resnik
Sentados: Michael Smith, Francis Scobee, Ronald McNair,
Há exatamente 30 anos, ocorreu o maior acidente espacial. Pra ser exato, foi no dia 28 de janeiro de 1986. O ônibus espacial Challenger com 7 tripulantes explodiu poucos segundos após sua decolagem. 
Este voo marcaria a viagem da primeira pessoa civil a bordo de um ônibus espacial, professora Christa McAuliffe. 
Milhares de pessoas acompanhavam a decolagem, inclusive o marido, filhos, pais e alunos da professora. Todos aplaudiram o sucesso da decolagem, mas pro problemas na nave, ela veio a explodir 73 segundos após seu lançamento, matando todos os integrantes. O desastre foi transmitida pela TV americana, e os alunos da professora Christa que estavam reunidos acompanhando a transmissão, não acreditaram no que estavam vendo. Como se pode observar no vídeo abaixo. Os tripulantes morreram no momento da explosão. A nave se desintegrou sobre o oceano Atlântico ao longo da costa da Flórida, às 16:38. 
O motivo do acidente foi decorrente a falha em um anel de vedação (O-ring), este anel se endureceu com a baixa temperatura do dia 28, e não ficou flexível suficientemente, esta falha permitiu que o gás quente sob pressão de dentro do motor alcançasse a parte externa e invadisse o anexo das ferragens do tanque de combustível externo, destruindo por completo a nave. 

 Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_do_%C3%B4nibus_espacial_Challenger
https://pt.wikipedia.org/wiki/Challenger_(%C3%B4nibus_espacial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário