10 de outubro de 2012

Constelação de Orion, (Três Marias)



 A constelação de Órion é uma constelação das 88 existentes. Segundo a União Astronômica Internacional (UAI), atualmente possuímos 88 constelações que são reconhecidas desde 1922. Constelação é uma área na esfera celeste agrupadas por estrelas importantes, aparentemente próximas umas das outras.
      Na mitologia grega, Órion era um grande caçador que foi morto por sua amada. Com certeza você já viu a Constelação de Órion, ou pelo menos parte dela. As estrelas conhecida popularmente como "Três Marias" na verdade faz parte do cinturão de Órion. A constelação é muito fácil de se localizar, tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul. Dependendo das condições celeste é claro.
      Ao localizar o cinturão de Órion ou as três Marias, como queira, fica fácil localizar as demais estrelas que pertencem ao caçador. O corpo forma um trapézio grande de estrelas a partir das Três Marias que se encontram no cento.  Como se pode observar na ilustração abaixo.
Constelação de Órion e as Três Marias. 
       O trapézio é constituído pelas estrelas Betelgeus , Bellatrix, Saiph e Rigel. A estrela Rigel e Betelgeus são as mais brilhantes na constelação. Betelgeus por sua vez possui um diâmetro que varia entre 500 e 900 vezes o diâmetro do Sol, sendo a décima estrela mais brilhante visto da Terra.
 
Representação do caçador Órion.
      Lembrando que as três estrelas que conhecemos como três Marias na verdade se chamam Mintaka, Alnilam, Alnitak. Confere abaixo a escala das Três Marias com o Sol.
 
Escala das "Três Marias" com o Sol. Imagem: Universo Inteligente.
       No GIF abaixo você pode observar a constelação de Órion, onde a imagem se aproxima até a nebulosa de Órion. 


Referências:
BANDEIRA, E. G. S. Constelação de Órion, "Três Marias" Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/10/constelacao-de-orion-tres-marias_10.html> Acesso em: 19 jan. 2017.

18 comentários:

  1. qual é o nome verdeiro das 3 marias ??

    ResponderExcluir
  2. ouu....... os três reis magos ^^
    ;-; me emociono todas as veses que olho para o céu, imaginando toma a imencidão, grandessa dele ^^...... más nunca me sentindo pequeno... más sim tão grande quanto, faço (fasemos) parte desse planeta, evoluimos com ele, bilhoês e bilhôes de anos..... como diria o cosmologo neill degrace " somos feitos de poeiras estelares
    "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só faltou o português né, champs...

      Excluir
    2. Champs kkk mandou pessimo no portugues, mas a ideia foi boa.

      Excluir
  3. Cinturão de Orion.
    Ao ver fotos mais antigas do Cinturão de Orion, ou como é mais conhecido "Três Marias", tenho observado que das três (Mintaka, Alnilan e Alnitaka), a terceira teve seu brilho diminuído nas últimas duas décadas.
    Alguém mais que observa notou ou seria somente delírio meu ou algum outro acontecimento atmosférico que justifique a Alnitaka com um brilho mais fraco nestes últimos anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! mas assim como toda estrela, é normal seu brilho ser diminuído conforme o tempo, conforme seu afastamento. O universo sempre estará em constante movimento, e assim como o sol daqui bilhoes e bilhoes de anos, as tres marias tambem vão, nos tambem vamos desaparecer. assim espero...

      Excluir
  4. Na verdade, as três Marias são planetas ou não?

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, as três Marias são planetas ou não?

    ResponderExcluir
  6. obrigado pelos texto acabei ver as 3 estrelas, me lembrei que quando criança ouvia falar sobre as 3 marias vim pesquisar no google cheguei aqui, parabens.

    ResponderExcluir