quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Constelação de Orion, (Três Marias)



Constelação de Orion. 

       A constelação de Orion é 1 constelação das 88 existentes.
       Muitas pessoas já viram a constelação de Orion, ou parte dela, no Brasil as estrelas conhecida como "Três Marias" na verdade é o cinturão de Orion, muito fácil de se localizar, tanto no hemisfério norte como no henisfério sul, dependendo das condições celeste. 
       Orion ( na Mitologia Grega era um grande caçador, que foi morto pela sua amada).
       Ao localizar o cinturão de Orion (Três Marias), o restante de seu corpo é fácil de achar, pois forma um trapézio grande no céu a partir das "Três Marias" que se se localiza no cento (Figura-1).  
      Este trapézio é contituido pelas estrelas Betelgeus (O seu diâmetro varia entre 500 e 900 vezes o do Sol), Bellatrix, Saiph e Rigel (figura 2).
      Rigel e Betelgeus são as mais brilhantes na constelação.

                                    (Figura-1)                                                              (Figura-2)


      Lembrando que as três estrelas que conhecemos como "Três Marias" na verdade se chamam Mintaka, Alnilam, Alnitak, no centro de Orion.

       Geralmente a visão que temos de Orio olhando da Terra, é a seguinte, onde o mesmo parece está deitado(Figura-3).
                                                                     (Figura-3)
Escala das "Três Marias" com o Sol. Imagem: Universo Inteligente.

12 comentários:

  1. qual é o nome verdeiro das 3 marias ??

    ResponderExcluir
  2. ouu....... os três reis magos ^^
    ;-; me emociono todas as veses que olho para o céu, imaginando toma a imencidão, grandessa dele ^^...... más nunca me sentindo pequeno... más sim tão grande quanto, faço (fasemos) parte desse planeta, evoluimos com ele, bilhoês e bilhôes de anos..... como diria o cosmologo neill degrace " somos feitos de poeiras estelares
    "

    ResponderExcluir
  3. Cinturão de Orion.
    Ao ver fotos mais antigas do Cinturão de Orion, ou como é mais conhecido "Três Marias", tenho observado que das três (Mintaka, Alnilan e Alnitaka), a terceira teve seu brilho diminuído nas últimas duas décadas.
    Alguém mais que observa notou ou seria somente delírio meu ou algum outro acontecimento atmosférico que justifique a Alnitaka com um brilho mais fraco nestes últimos anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! mas assim como toda estrela, é normal seu brilho ser diminuído conforme o tempo, conforme seu afastamento. O universo sempre estará em constante movimento, e assim como o sol daqui bilhoes e bilhoes de anos, as tres marias tambem vão, nos tambem vamos desaparecer. assim espero...

      Excluir
  4. Na verdade, as três Marias são planetas ou não?

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, as três Marias são planetas ou não?

    ResponderExcluir