12 de outubro de 2012

Constelação de Escorpião.

      
Escorpiao_01


      
Constelação de escorpião.
Dentre as 88 constelações existentes, a constelação de
escorpião é a que mais se parece com o nome recebido. Facilmente visível no inverno e outono pelos brasileiros.
Mas antes de falarmos sobre a constelação de escorpião, explicaremos o que é uma constelação.
Na astronomia moderna a definição de constelação se dá por uma área na esfera celeste, agrupadas por estrelas importantes, aparentemente próximas umas das outras.
Portanto, atualmente possuímos 88 constelações que são reconhecidas pela União Astronômica Internacional (UAI) desde 1922. Existem inúmeras constelações históricas não reconhecidas pela UAI, como constelações conhecidas em tradições regionais como aborígenes. 
Na mitologia grega um escorpião seguiu o caçador Orion para matá-lo, mas não conseguiu. Trazendo esta história para as constelações, pode se observar que quando a constelação de Orion se põe no céu noturno, a constelação de escorpião nasce do outro lado celeste. Assim como na mitologia grega, a constelação de escorpião fica perseguindo Orion sem nunca alcançar, uma perseguição eterna no céu.  
Na constelação de Escorpião, destaca-se uma estrela por nome de Antares (coração do escorpião), uma Super-gigante vermelha, de primeira magnitude, 700 a 800 vezes maior que o Sol. Como se pode observar na imagem abaixo.
                 Localização da estrela Antares na Constelação de Escorpião.


Se Antares fosse colocada no Lugar do Sol, suas extremidades se encontrariam entre a órbita do planeta Marte e Júpiter, de tão grande que é a estrela.
    
                                       Comparação do diâmetro entre o Sol e Antares.

Antares está a 600 anos-luz da Terra, ou seja, se ela morrer hoje, só daqui 600 anos que deixaríamos de ver seu brilho.
Antares significa "rival de Marte", pois ambos os objetos são avermelhados  e mais brilhante no céu, facilmente confundidos. 
Referências.
BANDEIRA, E. G. S. Constelação de Escorpião. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/10/constelacao-de-escorpiao.html>  Acesso em 18 jan. 2017.
WIKIPEDIA. Constelação. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Constela%C3%A7%C3%A3o> Acesso em: 18 jan. 2017.
         

5 comentários:

  1. gostei mas sobre a ida a lua veja esse video que prova a farsa http://youtu.be/6Z77M0qiEA4

    ResponderExcluir
  2. Cara esses vídeos são facilmente refutáveis, logo posto algo relacionado a isso. Valeu por gostar do blog.

    ResponderExcluir
  3. espero que sege bom para minha professora como eu li vou tirar uma bela nota gostei muito sobre as coisas de CONSTELAÇÃO DE ESCORPIÃO

    ResponderExcluir
  4. as constelacoes sao brilhos de estrelas que juntas formam algum desenho? ou as estrelas estao realmente alinhadas como em uma folha de papel? se pudessemos ir para Antares, como veriamos as outras estrelas pertencentes a constelacao???

    ResponderExcluir
  5. Adoora pomonha com jabuticaba frita so esperimenta e um deleicia

    ResponderExcluir