18 de maio de 2012

Galileu foi condenado a prisão por acreditar que a Terra girava ao redor do Sol.


 
        Galileu (1565-1642) foi chamado de herético pela igreja católica ao afirmar que a Terra gira ao redor do Sol, em 1632 escreveu o livro "Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo"  (O diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo) onde defendia o heliocentrismo (o Sol no centro do universo e a Terra girando ao seu redor), uma teoria já proposto por Copérnico.


Ficheiro:Galileos Dialogue Title Page.png
Livro (O diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo), onde defendia sobre o movimento da Terra.
                                         


        Galileu foi julgado pela Igreja, tendo em parte do julgamento sido ameaçado de tortura se não confessasse herético. Forçado Galileu leu uma carta em 1633 para sete cardeais-inquisitores na igreja de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma.
                             
                           Confissão forçada de Galileu imposta pela igreja.

        "Eu, Galileu, filho do falecido florentino Vicenzo Galilei, setenta anos de idade, juro que sempre acreditei e continuarei a acreditar em tudo o que crê, prega e ensina a Santa igreja Católica e Apostólica...
Fui julgado altamente suspeito de heresia por ter acreditado e defendido que o Sol está no centro do universo e não se move, e que a Terra não é o centro e se move...Com sinceridade e verdade fé, abjuro, amaldiçoo e abomino os citados erros e heresia... Juros que doravante nunca mais direi ou afirmarei, oralmente ou por escrito, qualquer coisa que possa atrair semelhante suspeita sobre mim."
                                                                           Julgamento de Galileu.


       Ao sair do tribunal, Galileu disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", que traduzida diz, "E, no entanto, ela move-se".
       Galileu foi condenado pelos setes cardeais do júri a uma vida em cativeiro.
      Galileu morreu aos 77 anos, doente devido a idade, cego e em prisão domiciliar, ele só não foi torturado devido a amigos influentes na Igreja Católica.


Referências:
James Maclachlan-Galileu Galilei o primeiro físico. 

Um comentário:

  1. Li sobre isso no livro do 3° Ano, só que não foi tão detalhado.

    ResponderExcluir