Desconstruindo um mito.

10 de abril de 2011

Diferença entre astronomia e astrologia.


Aristóteles


     Astronomia é diferente de astrologia. Muitas pessoas os confundem.


Astrologia é uma crença que surgiu antes mesmo da astronomia, por volta do terceiro milênio AC.
 As pessoas da época não tinham a tecnologia de hoje, portanto eles observavam o céu a olho nu (sem telescópio), e tiravam suas próprias conclusões. Os mesmos acreditavam que os corpos celestes eram regidas por "deuses", e estes astros influenciavam a vida das pessoas, como é a astrologia até hoje.
Logo surgiram pessoas que levaram este assunto mais a sério, criando a astronomia (estudos dos astros celestes).
      Este estudo era um pouco complicado, pois não existiam instrumentos adequados para o estudo.
Os cientistas no princípio achavam que a Terra era o centro do universo (geocentrismo), e tudo girava em torno da Terra. Um dos principais defensores dessa tese foi o filósofo, matemático e astrônomo Aristóteles (384 a.C a 322 a.C).            Muitos podem até achar que os cientistas da época eram ignorantes, mais pensa bem; se olharmos para o céu e observarmos, parece que o sol, a lua e estrelas dão volta em torno da Terra e não o contrário. Foi através destas observações que os cientistas chegaram a tais conclusões.        Apesar de erradas, foi um ponto de partida para a evolução da astronomia.
Nicolau Copérnico
Muitos anos depois surgiram outras teorias, umas delas era a do heliocentrismo, (o sol no centro e os outros planetas incluindo a Terra gira em torno). O principal defensor desta teoria foi o matemático e astrônomo Nicolau Copérnico no século XVI. Apesar de ter registro antes dele que defende esta mesma teoria.




4 comentários:

  1. Logo posto mais, dai começo a falar sobre o sistema solar, planetas fora do nosso sistema, estrelas, galáxias etc
    Edvan Bandeira.

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog......vou postar essa informação no meu e colocar o link da fonte.O que mais me impressiona,é os novos planetas que estão surgindo....o último é muito maior que a Terra e tem água!Incrível.:D Ás vezes fico pensando,como a Terra pode estar girando no meio,de praticamente nada?:o.....Sei que existe o eixo,etc..mas não dá um medo de saber que estamos no meio desse Universo?OLha a imensidão dele...^^Por isso que ufólogos acreditam em seres de outros planetas,é estranho,mas pessoas afirmam que viram ovnis,discos voadores ,(inclusive eu já vi),uns dizem que são balões metereológicos,outros base secreta militar que testam novas formas de nos vigiar....mas não acredito..ainda há muito mistério a ser revelado.:)Continue postando sobre esse assunto,,,,,sucesso pra vc...:)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog parabéns ótima explicaçao ótima personalização muito bom mesmo...
    Esse blog me ajudou muitissimo

    ResponderExcluir