Desconstruindo um mito.

Por que só vemos o mesmo lado da Lua?



       No Brasil ou em qualquer lugar do mundo vemos sempre o mesmo lado da Lua, mas por quê? Já que a mesma gira.
       Se a Lua também gira, a lógica seria vermos sua outra face.
       O motivo pela qual não podemos ver seu outro lado se dá pelo simples fato de que a sua rotação é igual ao seu período orbital, ou seja, ao mesmo tempo em que a Lua gira ao seu redor (rotação), é igual o tempo que ela demora para girar ao redor da Terra (translação), então em sincronia (rotação e translação) nos permite observar só um lado.
       Apesar de não vermos seu outro lado, muitos falam que este lado é o "lado escuro", entretanto esse lado "escuro" também é iluminado pelo Sol, tanto quanto o lado que vemos, um exemplo é na Lua Nova.
       Quando é Lua nova, o lado oculto está sendo iluminado pelo Sol, por isso não se vê a Lua a noite, contudo durante o dia nessa fase podemos ver, pois a mesma nasce por volta das 6 da manhã e se põe por volta das 6 da tarde.


Abaixo vemos uma representação do lado oculto para Lua sendo iluminada pelo Sol.



Abaixo podemos ver um vídeo que nos mostram o motivo de não conseguirmos ver a outra face da Lua.


   
O lado oculto da Lua foi fotografado pela primeira vez em 1959 pela sonda soviética Lunar 3.
    

Abaixo o lado oculto da Lua.




Fontes:
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2111/o-lado-escuro-da-lua-a-grande-coincidncia-csmica-e-uma-explicao-heterodoxa
http://www.zenite.nu/

77 comentários:

  1. Respostas
    1. Deixei um comentário também sobre esta matéria que está mais para baixo deste aqui e seria legal s me refutarem, para me convencer que eu sou burro. Peço isso a todos e desde já, meu muito obrigado.

      Excluir
    2. Obrigada por pubpúblicar, usei isso para o meu trabalho escolar... Tenho certeza que minha professora vai amar o trabalho, obrigada de novo

      Excluir
  2. Muito bom !!
    Vlw pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog. Postei o link no meu.
    Esclarecimentos riquíssimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante. Estamos sem lua quando ela está na frente do sol. Então quando seria o eclipse solar, ou a suposta sobra da terra sobre a lua se ela está cheia atrás da terra?

      Excluir
  4. eu nuca vi o outro lado da lua,e sempre a mesma face todas as noites,se observarmos vemos que a lua gira em torno da terra como um carro de corrida circulando em um circuito oval,e mostrando sempre um lado,se alguem deiz que a lua tem movimento de rotaçao,quer esconder algum misterio,..

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, eu sempre tive essa duvida obg pelo esclarecimente!!
    Adrielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante. Estamos sem ver o brilho da lua quando ela está na frente do sol. Então quando seria o eclipse solar, ou a suposta sobra da terra sobre a lua se ela está cheia atrás da terra?

      Excluir
  6. Edvan, Isto não é verdade. Quando se fala em lado escuro da lua é no sentido figurado de dizer que nós, terráqueos, não visualizamos aquele lado. Ok ? Outra coisa: A lua não tem rotação alguma sobre si mesma. Para exemplificar: Ela está como que amarrada ao centro da Terra por um cabo imaginário. Portanto existe uma face da Lua que nunca é vista.
    Outra coisa: quando for se expressar com advérbios conectivos (mas, porém, contudo) não erre utilizando advérbio de intensidade (mais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, acho q vc está equivocado, a Lua e tudo que há no universo tem rotação sobre o seu eixo sim, se isso n fosse verdade, a gente veria o outro lado dela, caso vc não acredita confere o site ai da UFRGS de Física.

      Excluir
    2. http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=418

      Excluir
    3. eu sou ex agente da nasa e vou falar uma coisa: a lua nao é um satelite!

      Excluir
    4. Edvan, você está enganado, o planeta Mercúrio não possui rotação, apresentando ao Sol sempre a mesma face

      Excluir
    5. Concordo plenamente, dizer que a lua tem movimento de rotação sobre seu próprio eixo é um atentado a inteligência humana.

      Excluir
    6. Concordo plenamente, dizer que a lua tem movimento de rotação sobre seu próprio eixo é um atentado a inteligência humana.

      Excluir
    7. Para um observador que esteja no sol, ele vê às vezes a mesma face que nós vemos, mas às vezes ele vê a face que pra nós é oculta. Para este observador, a lua não tem rotação?

      Excluir
    8. desculpe amigão, vc pode ser muito culto em lingua portuguesa, mas falou uma grande besteira. a lua tem rotação sim, e é exatamente por causa desse movimento que vemos sempre o mesmo lado dela. faça um um pequeno teste com duas tampinhas, e vai entender bem.

      Excluir
    9. Desculpe a intromissao, mas a explicaçao para isso é que vcs esqueceram que movimentos lineares ou rotacionais só "existem" se tivermos um ponto referencial.
      Ex. estamos num carro a 60km/h outro nos ultrapassa a 80km/h. Qual é a velocidade desse carro se a referencia é o nosso carro? 20km/h. 80 e 60km/h é em relaçao ao chão. Se no sistema solar a referencia é o sol a lua tem a rotaçao de 28 dias e a terra de 24 horas como disse o professor.

      Excluir
    10. O que dá a ilusão que a lua nao tem rotação é que a translação da lua sobre a terra é ~24 horas que é igual a rotaçao da terra. A terra gira sobre si mesma ~28 vezes mais rapido que a lua sobre si mesma se o referencial é o sol.

      Excluir
  7. Para ser mais didático e esclarecedor com os descrentes em relação a informação aqui vinculada, proponho o seguinte exercício. Na imagem acima que representa a face oculta da lua sendo iluminada pelo sol, coloque o seu dedo em cima da lua (1) com a unha voltada para a terra. Passe o dedo da esquerda para a direita seguindo até a lua (8), você perceberá que o seu dedo vai dar uma volta em torno dele mesmo mas não vai deixar de apontar a unha para a terra. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a Lua não faz o movimento de rotação, e sim somente o de translação... Porém, em todos os vídeos e informações que achei, constam que a lua faz sim o movimento de rotação... Então, como não podemos ver todas as faces da Lua??? Não consigo entender!!! terei que procurar um especialista...hahaha

      Excluir
    2. A Lua faz sim o movimento de rotação, mas é proporcional ao movimento de translação. E as faces lunares é decorrente a posição do Sol.

      Excluir
    3. Coloquei um vídeo que explica melhor os motivos de não conseguirmos ver a outra face da Lua.

      Excluir
  8. se eu entendi direito, simplesmente não vemos o lado oculto da Lua devido ao fato dele estar voltado para a Terra apenas na fase "Lua Nova?

    ResponderExcluir
  9. Eu juro que me esforço, mas não consigo entender. Se a lua tem um movimento de rotação, a chamada "face oculta" em algum momento não teria que se virar para a Terra, obrigatoriamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Ultimamente tenho me esforçado muito para entender, mas ainda não entendi. Pra mim tem alguma inverdade nessa história.

      Excluir
    2. Teria não, tem e realmente acontece assim. A solução se dá pelo fato da rotação e a translação (revolução) da lua possuírem o mesmo período de duração (28 dias), desse modo, num determinado momento, a "face oculta" vira para a Terra, mas não a vemos, porque é na Lua Nova e a face que sempre vemos está virada para o Sol, muito bem iluminada.

      Talvez o vídeo a seguir te ajude a entender: https://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4

      Excluir
    3. Realmente tem algo errado. Observando ela ao entardecer, notei que lua se aproxima do sol, ou seja, faz a mesma trajetória "aparente" no céu, somente quando está "ALCANÇANDO ELE" digamos assim. E se afasta quando vai perdendo ele de sua aproximação. Notei o sol se pondo a Noroeste no início do ano passado e a lua nascendo no Sudeste. Isso continuou por alguns dias, mas com o passar do dias, ela passou a nascer no Leste e certas tardes (porque fiz esta observação por alguns meses) o sol se pondo no Noroeste, lá estava ela indo atrás dele umas meia hora atrasada, na mesma direção, sendo que ela nascendo no sudeste (no tempo do o sol nascendo no Nordeste e se pondo no Noroeste) ela se punha no Sudeste, mas isso muda quando ela está alcançando o sol. Também deixei outro comentário sobre o modelo usado na matéria para explicação. Se achar ele, de uma olhada.

      Excluir
    4. Ops! "...no Nordeste e se pondo no Noroeste) ela se punha no Sudeste..." Sudeste, NÃO. Errei. Eu quis dizer SUDOESTE.

      Excluir
  10. Oi gente eu estava lendo os comentários de vocês e acho que talvez vocês possam me ajudar em uma dúvida. Eu gostaria de entender é como nós podemos ver as fases da lua durante o dia, afinal se é a luz do sol que ilumina a lua a noite e, por isso vemos a lua minguante, por exemplo, então como durante o dia, quando a lua as vezes está próxima ao sol, a lua está branca só na metade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, gostei da sua dúvida, fiz um poste para lhe ajudar, espero que goste. http://astronomiareal.blogspot.com.br/2015/08/por-que-podemos-ver-lua-durante-o-dia.html

      Obrigado.
      Att: Edvan Bandeira.

      Excluir
  11. Oi gente eu estava lendo os comentários de vocês e acho que talvez vocês possam me ajudar em uma dúvida. Eu gostaria de entender é como nós podemos ver as fases da lua durante o dia, afinal se é a luz do sol que ilumina a lua a noite e, por isso vemos a lua minguante, por exemplo, então como durante o dia, quando a lua as vezes está próxima ao sol, a lua está branca só na metade?

    ResponderExcluir
  12. Quero fazer uma pergunta, quem disse que a lua tem um movimento de rotação ?? e se tem não vemos o outro lado dela por motivo de ser o mesmo ou algo parecido com o de translação, quem disse isso também ??? fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veríamos outras faces da lua se ela tivesse uma rotação mais rápida.

      Excluir
  13. Só a nossa lua tem esse tipo d rotacao a. Visão da lua em. Outros planetas é sempre redonda

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A gente vê sempre o mesmo lado da Lua porque a atração gravitacional exercida pela Terra forçou a ocultação permanente da outra face. Ao longo do tempo, a interação gravitacional entre os dois corpos celestes fez com que o satélite ficasse trancado numa espécie de sincronização entre seus períodos de rotação (o giro da Lua em torno de si mesma) e translação (a volta que ela dá ao redor do nosso planeta). Os dois levam um pouco menos de 4 semanas para ser completados. É a duração do mês lunar .

    Ora, se para dar uma volta em torno de si mesma a Lua gasta o mesmo tempo que para dar uma volta ao redor da Terra, o satélite acaba ficando sempre com a mesma face virada na nossa direção.
    Torna-se um pouco mais fácil de visualizar quando você imagina uma pessoa dando uma volta ao seu redor no mesmo tempo em que dá um giro completo em torno dela mesma. Faça o teste! Ao estabelecer essa sincronia de movimentos (a mesma que existe entre a rotação e a translação da Lua ), essa pessoa jamais vai lhe dar as costas, mantendo os olhos o tempo todo em você.

    Se não sabem tudo bem, mas por favor não se achem certos sem antes procurar saber das coisas.

    Edvan, valeu!

    ResponderExcluir
  17. muito obrigada pela postagem, seu blog é claro e bem caprichado, agradeço pelo conteúdo e continue sempre assim!

    ResponderExcluir
  18. Existe uma,ou mais,torre enorme, de varios quilometros de altura do outro lado da lua,e por força centrifuga sempre aponta pra fora da orbita da terra com a finalidade de mante-la sempre nessa posição.Maneira simples e inteligente de esconder de nós a outra face.

    ResponderExcluir
  19. Gostei do amigo mais acima dizendo que Mercúrio não tem rotação....Claro que tem amigo!!
    Parabéns pelo site Edvan!

    ResponderExcluir
  20. Em se tratando dos fakes e photoshop da NASA eu não duvidoso de nada. Eles tentam explicar a tal rotação da lua e não vão convencer o pq não vemos a outra face da lua. Isso significa que, se vc estivesse na lua só daria pra ver um lado da terra. A lua está lá, paradinha como sempre esteve e foi pista lá cm um único propósito, iluminar a noite assim como o sol está para o dia. Vindo da NASA, eu não acreditaria nem se fosse verdade.

    ResponderExcluir
  21. Toma cuidado com o Português. Usou "mais" de uma vez o Advérbio de Intensidade "MAIS" no lugar da Conjunção Adversativa "MAS". Inadmissível um erro desses. (Mas, contudo, todavia, porém, tec). Não confunda "mas" com "mais", pois são totalmente distintos.

    ResponderExcluir
  22. Olha estou lendo e lendo e está mais facil acreditar que a lua está travada no giro da terra do que ela girar em torno dela mesmo. Por que existe uma lógica, simples. Se gira em torno de si mesmo eu logo mostro todos os lados, agora se são visiveis, por causa das fases lunares, aí são outros quinhentos. Têm fundamento isso.

    Rai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um adendo, basiei minha lógica no giro da terra q é de 24hs, então, se fosse de 29,5 dias aí batia.

      Rai.

      Excluir
  23. Não, não batia. KKKK, Giro em si é giro em si.

    Rai.

    ResponderExcluir
  24. Um exemplo simples resolve essa questão tão antiga e pertinente feita por nós: Peguem uma bola (do tamanho de uma bola de futebol) e uma outra bola menor (mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis). Coloque as no chão, com uma em cada mão mantendo uma certa distância uma da outra (marque a face da bola menor com caneta e mantenha apontada para a bola maior). Gire as duas bolas (movimento de rotação em seus próprios eixos) de maneira em que o movimento das duas sejam em sentido contrário uma da outra. Gire a bola maior mais rápido que a menor, e a menor, gire mais lento e faça ela dar a volta em torno da maior (movimento de translação) mas mantendo o movimento de rotação dela, proto. A bola menor, com a face marcada de caneta, sempre apontará para a bola maior.

    ResponderExcluir
  25. Muito Bom, tirou minhas duvidas sobre a Lua

    ResponderExcluir
  26. Uma dúvida...Poderia o lado visível da Lua ser mais denso, ter mais massa, ser mais "pesado" que o lado oculto, por isso ao longo de milhões de anos acabou se fixando voltado para a Terra? Como se jogássemos uma bola que flutua na água porem com um dos lados mais "pesado" que o outro, então esse lado vai acabar se estabilizando voltado para o fundo....voltado para o centro de gravidade.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Já "tô" careca de saber que o movimento de rotação da Lua está sincronizado com seu movimento de translação em relação á Terra, mas e daí? O que tem uma coisa com outra? Isso não explica porque não vemos o lado oculto da Lua.

    ResponderExcluir
  29. Faria sentido se fosse isso...mas a terra é plana... Pesquise pra entender... Por algum motivo ..nos enganam a tempos

    ResponderExcluir
  30. Ahhhhhh vão plantar batatas,, nenhum de vcs sabem o que tao dizendo..vao fumar um que e o melhor que vcs fazem.
    Vcs nem sabem responder pq só tem dinossauro no Acre Po!!!!

    ResponderExcluir
  31. Rotação é girar sobre o proprio eixo, igual á terra que gira igual um pião. O lado oculto da lua é iluminada pela sol quando está no hemisferio oposto ao nosso. Mas essas posições são devido ao movimento em volta da terra e não tem nada haver com rotação. Quem sou eu para discordar? Mas discordo assim mesmo? Os entendidos já disseram que a terra era chata, e foi provado que não era.

    ResponderExcluir
  32. Rotação é girar sobre o proprio eixo, igual á terra que gira igual um pião. O lado oculto da lua é iluminada pela sol quando está no hemisferio oposto ao nosso. Mas essas posições são devido ao movimento em volta da terra e não tem nada haver com rotação. Quem sou eu para discordar? Mas discordo assim mesmo? Os entendidos já disseram que a terra era chata, e foi provado que não era.

    ResponderExcluir
  33. Rotação é girar sobre o proprio eixo, igual á terra que gira igual um pião. O lado oculto da lua é iluminada pela sol quando está no hemisferio oposto ao nosso. Mas essas posições são devido ao movimento em volta da terra e não tem nada haver com rotação. Quem sou eu para discordar? Mas discordo assim mesmo? Os entendidos já disseram que a terra era chata, e foi provado que não era.

    ResponderExcluir
  34. Tem algo errado que NÃO ESTÁ CERTO, ou sou muito burro. Esse modelo apresenta a terra com a lua percorrendo só o horizonte para um observador da terra, mas na vida real, a lua cruza o céu de Leste a Oeste passando sobre nossas cabeças (as vezes um pouco para direita, outras um pouco mais para a esquerda do observador sempre no mesmo ponto da terra) e não lá no horizonte partindo do Leste indo em direção ao Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte, Nordeste até chegar de volta no Leste, como a imagem do esquema está mostrando. Se imagine um pontinho minúsculo no centro daquela terra, levando em consideração que a parte de baixo do globo é sempre SUL e a de cima é NORTE, mas como na imagem a luz do sol, neste caso estaria sendo observada na terra vindo do Oeste e não do Leste, imagine-se do outro lado do desenho do globo (o que resolve o problema e note que é A TERRA que gira em torno do sol, segundo a ciência. Vejam vocês se realmente não tem algo aí que errado que não está certo.

    ResponderExcluir
  35. Parece wue muitas pessoas aqui, senão a maioria, não conseguem ler e entender textos de mais de dez linhas.
    O autor explicou claramente, colocou um video e, mesmo assim, muitos não entendem e falam besteiras aos borbotões.
    Nao têm capacidade de entender algo simples nem que se desenhe?
    Tristemente, parece que o artigo foi pérola aos porcos...
    Ao autor, meus agradecimentos pela coragem e temacidade na tentativa de diminuir a escuridão, mas infelizmente a estupidez vencerá no fim: o número de idiotas continua crescendo de forma alarmante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu texto pode ser usado contra você mesmo. Muita arrogância para um cara só. A Ciência Moderna está cheia de teorias vendidas como verdades, como a teoria da gravidade, por exemplo, que está cheia de incoerências em relação ao nosso planeta.
      Aliás, nunca se provou que a terra está em movimento. Logo, toda essas hipóteses colocadas aqui caem por terra. Até mesmo Einstein admitiu que é impossível afirmar que a terra está em movimento com base em observações opticas.

      Excluir
  36. Adendo: sugiro ao proprietário do blog que evite o uso de textos azuis escuro sobre fundo preto (identificação dos comentaristas), pois são dificílimos de ler em dispositivos portáteis.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Nunca se provou que a terra está em movimento. Logo, toda essas hipóteses colocadas aqui caem por terra. Até mesmo Einstein admitiu que é impossível afirmar que a terra está em movimento com base em observações opticas.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Já pararam para pensar que isso de a lua ter o exato mesmo giro em que a faz estar sempre do mesmo exato lado ( e não ser influenciada por nenhum dos milhões de cometas que se chocaram nela durante esses "milhões" de anos ) para nos aqui da terra é uma farsa uma mentira e tem muita coisa errada ai??? ???? .. Eu acho q isso tudo é balela e historia pra colocarem nas nossas cabeças, deve ter muito mais coisas que não sabemos e nunca saberemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde de criança nós somos induzido a acreditar nessas baboseiras da ciência querendo explicar tudo e se acharem os donos da verdade com suas teorias idiotas de big bam e teoria da evolução e q o homem foi a lua e blá blá blá.

      Excluir
  40. Então na lua nova era pra ter uma baita sombra da lua na terra.
    Muitas teorias falsificadas para se dizerem os donos da verdade e tirar o foco q nós temos em um criador q é o nosso Deus.

    ResponderExcluir
  41. A explicação de que os movimentos de rotação e translação são sincronizados,não faz sentido.
    Se vemos a mesma face sempre, significa que uma rotação completa leva 24 horas. Assim sendo, em doze horas a outra face deveria ser visível em vários lugares da terra, não?

    ResponderExcluir