Desconstruindo um mito.

Qual é a diferença entre astronomia e astrologia?


Aristóteles

     Muitas pessoas confundem astronomia de astrologia, mesmo o nome ser muito parecido, ambos possuem significados diferentes.

Astrologia é uma crença que surgiu antes mesmo da astronomia, por volta do terceiro milênio AC.
As pessoas da época não tinham a tecnologia de hoje, portanto eles observavam o céu a olho nu (sem telescópio), e tiravam suas próprias conclusões. Os mesmos acreditavam que os corpos celestes eram regidas por "deuses", e estes astros influenciavam a vida das pessoas, como é a astrologia até hoje.
Logo surgiram intelectuais que levaram este assunto mais a sério, criando a astronomia (estudos dos astros celestes).
      Este estudo era um pouco complicado, pois não existiam instrumentos adequados para o estudo.
Os cientistas no princípio achavam que a Terra era o centro do universo (geocentrismo), e tudo girava em torno da Terra. Um dos principais defensores dessa teoria foi o filósofo, matemático e astrônomo Aristóteles (384 a.C a 322 a.C). Muitos podem até achar que os cientistas da época eram ignorantes, mais pensa bem; se olharmos para o céu e observarmos. Realmente da a impressão de que o sol a lua e estrelas dão volta em torno da Terra, e não o contrário. Foi através destas observações que os astrônomos chegaram a tais conclusões.        Apesar de erradas, foi um ponto de partida para a evolução da astronomia.
Nicolau Copérnico
Muitos anos depois surgiu a teoria do  heliocentrismo, (o sol no centro e os outros planetas incluindo a Terra gira em torno) aceita nos dias contemporâneos. O principal defensor desta teoria foi o matemático e astrônomo Nicolau Copérnico no século XVI. 
Recapitulando: Astrologia é uma pseudociência, onde os corpos celestes influenciam na vida de cada pessoa. Astronomia é uma ciência natural que estuda os corpos celestes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário