Desconstruindo um mito.

30 de novembro de 2017

Ônibus espacial. Algumas curiosidades.


Ônibus espaciais utilizados pela NASA desde 1981. Da esquerda para direita: ColumbiaChallengerDiscoveryAtlantis e Endeavour

ônibus espacial é um tipo de avião que decola verticalmente e é composto basicamente de uma cabine para a tripulação, um grande compartimento de carga, duas asas e três motores. Para decolar utiliza um enorme depósito de combustível e dois foguetes auxiliares. Sua velocidade máxima é de 28.000 km/h.

Os três motores do ônibus espacial consomem hidrogênio e oxigênio líquido. Quando submetidos à máxima potência durante o lançamento, consomem 4.000 litros de combustível por segundo!

Depois de aproximadamente oito minutos e meio, a uma altura superior a 100 km, o tanque externo se desprende do ônibus espacial e cai. Destino diferente têm os foguetes auxiliares que se separam antes do tanque externo, e têm sua queda amortecida por pára-quedas, e caem num raio de 220 km. Os foguetes auxiliares são recuperados e posteriormente reutilizados.

Tanque externo utilizado na decolagem do ônibus espacial. 
tanque externo que contém o combustível de hidrogênio líquido e oxigênio. Durante a decolagem é responsável por fornecer combustível aos três motores principais do ônibus espacial. O tanque é descartado após seu combustível terminar, isso quando ônibus espacial já está em orbita. Ele desintegra-se antes do impacto, no Oceano Índico ou Oceano Pacífico .


O ônibus espacial foi lançado pela primeira vez em 1981 e realizou sua última missão em 2011. Eles foram usados em um total de 135 missões desde 1981 até 2011, todos sendo lançados do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida. Nas suas missões foram lançados inúmeros satélites, sondas interplanetárias, e o Telescópio espacial Hubble; também realizou experimentos científicos em órbita e participou da construção e manutenção da Estação Espacial Internacional.

Das 135 missões, duas acabaram em acidentes que se tornaram célebres tragédias na história da exploração espacial.  

No vídeo podemos ver o tanque externo do ônibus espacial Endeavour filmado pela tripulação da missão 134 em 2011.

Confira o nosso canal no youtube: Astronomiareal


Fonte: https://www.infoescola.com/astronomia/onibus-espacial/
             https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/onibus-espaciais/onibus-espaciais-01.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário