Desconstruindo um mito.

28 de outubro de 2015

Asteroide potencialmente perigoso se aproxima do planeta Terra. (31/10/2015)

Você já ouviu falar do asteroide TB145? 

O asteroide TB145 foi descoberto neste mês de outubro, para ser exato, no dia 10, apenas 3 semanas antes da sua aproximação máxima à Terra. Este enorme asteroide foi classificado pela NASA como potencialmente perigoso.

A cada dia o TB145 ou "assustador" como é chamado, se aproxima do planeta Terra. Segundo a NASA o "assustador" terá sua aproximação máxima da Terra no dia 31 de outubro deste mês (dia das bruxas). O horário da aproximação será às 19:05 (horário de Brasília). 


O asteroide TB145 é bem grande, aproximadamente mede 650 metros, 32 vezes maior ao asteroide que explodiu no céu de Chelyabunk na Rússia em 2013 (imagem abaixo) deixando centenas de feridos pelos estilhaços de janelas destruídas. 


O TB145 está viajando a uma velocidade muito rápida, cerca de 125.000 km/h, a velocidade é tamanha que não conseguimos assimilar sua velocidade. 

Segundo a NASA o asteroide não colidirá com a Terra. Ele passará a uma distância aproximada de 480km. Lembrando que a distância da Terra à Lua é de 384.403Km.  No "gif" abaixo, podemos ver que sua órbita coincide com a órbita da Terra. 
Órbita do asteroide TB145 Créditos: NASA / JPL / NEO / PHA

Mesmo com sua máxima aproximação à Terra, não poderá ser visto facilmente, será necessário de um telescópio e conhecer as  suas coordenadas.  
Segundo Chodas (Popular Science), em caso de um choque do asteroide TB145 com a Terra, poderia causar uma devastação catastrófica. 

Fonte: 

http://www.galeriadometeorito.com/2015/10/asteroide-gigantesco-2015-tb145-no-dia-31-outubro-2015.html#.VjBHSLerTIU
http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/como-%C3%A9-o-asteroide-que-est%C3%A1-se-aproximando-da-terra/ar-BBmsaG7?li=AAaB4xI

13 de outubro de 2015

Por que os astronautas flutuam no espaço?

Image credit: NASA
Se você perguntar a qualquer pessoa o motivo pela qual os astronautas flutuam no espaço. A maioria responderá que é devido a falta de gravidade. Mas esta não é a resposta correta.

Quando vemos os astronautas em suas naves espaciais, estes estão a uma altura de aproximadamente 300 Km de altitudes (uma altitude usual para as naves espaciais). Portanto a essa altura, a força gravitacional é de 90% comparado com a gravidade terrestre, 10% de diferença. Entretanto a uma altura de 300 Km há gravidade. Estes 10% não são suficientes para fazer o homem flutuar.

Então como os astronautas flutuam?

O motivo a qual os astronautas flutuam, é devido a sua queda livre, ou seja, quando os astronautas estão em órbita da Terra, a gravidade terrestre os atrai, não somente os astronautas, mas os satélites artificiais também. 

Porque eles nunca se chocam com a superfície terrestre? 

As naves espaciais não caem na Terra, porque ao mesmo tempo em que está caindo em direção à Terra, ele se move com velocidade orbital em uma direção tangencial (velocidade muito rápida, cerca de 28,000 Km/h), como se pode observar na animação abaixo. 


Ao mesmo tempo em que o objeto cai devido a gravidade, a sua velocidade que é muito grande impede que o mesmo caia ao chão, saindo pela tangente e permanecendo em sua órbita. 

Segundo Isaac Newton (1642-1727), toda órbita é uma queda infinita, que nunca chega ao chão, porque enquanto o corpo cai (na direção radial), também se move com velocidade orbital (na direção tangencial). Por isso, dentro da nave, os astronautas sentem-se sem peso, embora haja gravidade! 


Se você gostou do artigo acima, não deixe de comprar o nosso livro “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. 
Clique na imagem abaixo e será direcionado ao site.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm

Fonte:
https://revistaesfinge.wordpress.com/edicao-03-as-legioes-de-cesar/
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2006-04-02_2006-04-08.html
http://www.universoracionalista.org/por-que-os-astronautas-flutuam/

10 de outubro de 2015

Rastros deixados por aviões no céu. O que são?

Algumas pessoas propagam na internet teorias conspiratórias sobre vários assuntos. Destacamos sobre os rastros de fumaças deixadas pelos aviões na atmosfera. Muitos conspiracionistas falam sobre o tema, alegando ser uma estratégia da "nova ordem mundial" que quer diminuir a população do planeta Terra. E para isso contaminam os seres humanos com produtos químicos deixados pelos aviões para os matarem. Segundo eles, os produtos químicos seriam venenos.
E o pior de tudo é que estas pessoas realmente acreditam nestes fatos. Se isto é verdade, quantas pessoas morreram por este motivo?

Na verdade, o rastro deixado pelos aviões enquanto estão voando, tem um nome: "Contrails" (que significa trilha de condensação). Pelo nome o leitor já tem uma noção do que se trata. Este rastro se forma devido a condensação de vapor de água em altas altitudes, causadas pela saída dos gases quentes das turbinas dos aviões, que podem chegar a 300ºC. A partir do momento que os gases resfriam em contato com o ar extremamente frio das altas altitudes, gotas de água microscópicas condensam e formam as nuvens. 
 
As nuvens aparecem acima de 8 mil metros, este fenômeno acontece se a temperatura externa estiver abaixo -40ºC.

Portanto este fenômeno é devido ao ar quente das turbinas que entram em contato com o ar frio da atmosfera, calsando a condensação, ou seja, transformando o ar em vapores de água. 

Fonte:
http://www.avioesemusicas.com/o-que-e-aquele-rastro-que-os-avioes-deixam-no-ceu-pergunta.html

6 de outubro de 2015

A NASA libera 8400 fotos raras do homem na Lua (Missão Apollo).

A NASA liberou todas as fotos tiradas pelos astronautas nas missões Apollo (viagem à Lua). Inclusive as desfocadas e as tiradas por engano, disparadas sem querer pelos astronautas. As fotos são raras, cerca de 85% são inéditas. O Project Apollo Archive criou uma conta no Flickr onde contém todas estas fotos, no total de 8400 imagens.
O programa Apollo esteve em atividade desde 1961 à 1972, neste período 12 astronautas pisaram em solo lunar. 
Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Project Apollo Archive

Confira todas as imagens aqui
Quer saber mais sobre a ida do homem à Lua? Não deixe de ler. Provas concretas de que o homem foi à Lua e Missão Apollo.

Fonte
http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n61844/NASA-APOLLO-fotos.html
https://www.flickr.com/photos/projectapolloarchive/page1

1 de outubro de 2015

Provas concretas de que o homem foi à Lua.


Com tantas teorias conspiratórias por aí. O que mais mexe com o intelecto das pessoas, é a ida do homem à Lua.
Quem nunca ouviu falar que a ida do homem à Lua não passou de uma farsa?  
Se o homem foi mesmo à Lua, porque nunca mais retornou? Como a bandeira tremula se na Lua não há atmosfera? Por que as fotos tiradas pelos astronautas em solo lunar não aparecem estrelas?

Perguntas como estas são repetidas diariamente por todos nós. 
Neste texto responderemos alguns pontos em que realmente confundem a cabeça das pessoas, mesmo aquelas que defendem a ida do homem à Lua. Como se pode observar abaixo. 

Por que o homem não voltou para Lua, já que as tecnologias são mais avançadas hoje que naquela época?

O que muitos não sabem, é que 12 homens já pisaram em solo lunar, não apenas Neil Armstrong (primeiro homem a pisar na Lua). Após a Apollo XI (primeira missão a posar na Lua), outras 5 missões chegaram à Lua. 
Em cada missão da Apollo, três astronautas iam no módulo (ilustração abaixo), destes três astronautas, apenas dois chegavam a superfície da Lua no Módulo lunar. O outro astronauta ficava no Módulo de Comando em órbita da Lua. Caso alguma coisa desse errado, e os dois astronautas que estivessem na Lua não conseguissem voltar ao Módulo de Comando, o astronauta que estava sozinho no Módulo de Comando poderia voltar para Terra. Deixando os companheiros a sorte. Segue abaixo imagens do Módulo de Comando e Módulo Lunar. 
Comparação entre os módulos CSM (Command/Service Modules) e LM (Lunar Module)



Resultado de imagem para modulo lunar modulo de comando apollo
Módulo Lunar. Fonte: NASA.
Resultado de imagem para modulo lunar modulo de comando apollo
Módulo de Comando. Fonte: NASA



Contudo, um dos motivos pela qual o homem não voltou mais à Lua nas décadas posteriores se dá pela quantidade de vezes que foram em um espaço de tempo muito curto. Desde a primeira missão a pousar na Lua (Apollo XI) até a última missão (Apollo XVII). Se passaram três anos (1969 a 1972). Ou seja, em menos de 3 anos, doze pessoas pisaram em solo lunar, algo cansativo aos telespectadores. Pois a TV parava suas programações diárias para transmitir a chegada do homem à Lua, porém o desinteresse só aumentavam.  
Com o desinteresse da opinião pública, as verbas foram cortadas pelo congresso americano, haja vista que não era nada barato ao governo manter o projeto Apollo. 
Nestes três anos da missão Apollo, apenas a missão Apollo XIII em 1970 não pousou na Lua por problema no Módulo de Comando, fazendo com que os astronautas voltassem à Terra quando já se preparavam para pousar no solo da Lua.  
Mesmo com a tecnologia muito avançada para aquela época, ainda assim eram precárias. 
Outro motivo do homem não voltar a Lua está relacionado a falta do que fazer em solo lunar, pois  todas as experiências foram feitas. A ida do homem à Lua não foi apenas por diversão, havia estudos científicos a se fazer por lá. Um deles foi comprovar a teoria de Galileu  "martelo e a pena". Teoria esta que consiste em dois corpos de massas diferentes soltos ao mesmo tempo, de uma determinada altura, sem a interferência da atmosfera (ar), tocariam o solo  ao mesmo tempo. 
Nós sabemos que há gravidade na Lua, aproximadamente 1/6 da gravidade terrestre (1,67m/s2), entretanto a gravidade lunar não é grande o suficiente para impedir a realização do experimento.
O astronauta David Scott comandante da missão Apollo XV (1971), fez o experimento com uma pena e um martelo (assim como previu Galileu). Ao jogar os corpos a uma altura, ambos tocaram o solo lunar ao mesmo tempo. Mostrando que Galileu estava certo. Como se pode ver no vídeo abaixo.

                                                 
                                                                   David Scott fazendo o experimento do Martelo e Pena.

Esta foi um das muitas experiências feitas na Lua, além da enorme quantidades de rochas lunares trazidas à Terra para estudos. Calcula-se que mais de 380 quilos de rochas foram trazidas da Lua. 
Resultado de imagem para solo lunar astronomiareal
Rochas lunares. Fonte: NASA


Rochas trazidas da Lua pelos astronautas.

Em todas as 6 missões bem-sucedidas, os astronautas trouxeram rochas da Lua, e não foram poucas. 
As rochas lunares foram analisadas por cientistas do mundo todo e sua autenticidade foi comprovada.
No Museu Nacional do Ar e do Espaço localizado na capital americana, Washington, encontra-se um pedaço de rocha lunar que pode ser tocada pelos visitantes.

Listas da missão e a quantidade de rochas trazidas à Terra.
Os astronautas da Apollo 11 trouxeram cerca de 22 kg de rochas lunares.
Os astronautas da Apollo 12 trouxeram cerca de 34 kg de rochas lunares.
Os astronautas da Apollo 14 trouxeram cerca de 43 kg de rochas lunares.
Os astronautas da Apollo 15 trouxeram cerca de 77 kg de rochas lunares.
Os astronautas da Apollo 16 trouxeram cerca de 95 kg de rochas lunares.
Os astronautas da Apollo 17 trouxeram cerca de 111 kg de rochas lunares.
Lembrando que a Apollo 13 não completou sua missão devido a problemas técnicos.
Rocha lunar. Missão Apollo 15.

Por que a bandeira tremula?

A mais famosa das teorias conspiratórias, sem dúvida é a questão da bandeira tremulando em solo lunar, haja vista que em solo lunar não há atmosfera. Sim, isto é verdade, entretanto podemos observar no vídeo abaixo que a bandeira só tremula enquanto os astronautas está manuseando a bandeira. 

                                                     
Realmente a bandeira está ereta, mas isso acontece devido a uma haste que a sustenta. Como se pode observar na imagem abaixo.
Project Apollo Archive. Créditos: Nasa.

                               


Não satisfeito algumas pessoas insistes em dizer: "olha a bandeira com ondulação como se o vento estivesse batendo na bandeira".  

O aspecto da bandeira parecer estar ondulando é devido a forma como foi guardada no módulo lunar (dobrada), portanto ela estava amassada quando foi colocada no mastro, por isso a impressão que a mesma está tremulando.


Por que as fotos tiradas pelos astronautas não aparecem estrelas? 

Com certeza os astronautas viram milhares de estrelas, porém não conseguiram registra-las devido as limitações da câmera daquela época (1969). 
Seu celular por exemplo, é muito mais avançado que aquelas máquinas usadas pelos astronautas. Agora sai à rua com o seu celular a noite e tira uma foto pra ver se você consegue capitar todas as estrelas.


Câmera Hasselblad que fez parte da missão Apollo 15 (Foto: Dieter Nagl/AFP)
Foto tirada com a Câmera Hasselblad.




Tudo foi feito em estúdio?

Quando os EUA mandou seus astronautas à Lua na missão Apollo 11, nenhum Russo desmentiu. Entretanto seria um marco histórico para o Russos comprovar que os americanos mentiram, mas todos eles confirmaram a veracidades dos fatos.  
Muitas pessoas ainda hoje propagam que as missões Apollo foram feitos em estúdio para ludibriar a população e os Russos. O que aconteceu foi; antes de ir à Lua, os astronautas da missão Apollo faziam simulações reais em laboratório similar ao que encontrariam na Lua, de modo que facilitasse seu procedimento estando lá. Várias imagens do arquivo Apollo foram reveladas ao público depois de anos, e mostram estes testes, como se pode observar nas imagens abaixo. 
Project Apollo Archive. Créditos: Nasa.

Project Apollo Archive. Créditos: Nasa.
Project Apollo Archive. Créditos: Nasa.


Portanto as filmagens que têm por aí não são para enganar ninguém, simplesmente são simulações para representar o solo lunar. Além do mais, em 1967 3 astronautas morreram nestes testes. O que os americanos ganhariam com isso? Estes astronautas morreram em solo, em um teste simulando o pouso na Lua. Mas se os americanos não tinham como objetivo pousar na lua, não haveria necessidade de morrer 3 dos seus astronautas não é?
Este fato ocorreu em 27 de janeiro de 1967, missão Apollo 1. Durante um teste de uma cápsula, três astronautas Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram devido a um incêndio no equipamento. Uma falha deu início ao fogo e as portas da cápsula não se abriram para a saída dos astronautas, que ficaram presos.

Ed White, Gus Grissom,e Roger Chaffee. Fonte: Nasa.



Trajes dos astronautas após o incêndio. Créditos: National Archives. .

Imagem recente da Lua

Em 2009 a Nasa lançou uma sonda (Lunar Reconnaissance Orbiter) que registrou várias imagens do solo lunar. Nestas imagens podemos observar os sítios de pouso das missões Apollo. Também é possível ver o que sobrou do módulo de pouso e dos instrumentos, assim como as trilhas deixadas pelos jipes usados pelos americanos nas últimas missões. Podemos ver até mesmo os caminhos deixados pelos astronautas ao caminhar sobre a Lua. Como se pode observar nas imagens abaixo. 
Foto: Lunar Reconnaissance Orbiter.

Foto: Lunar Reconnaissance Orbiter.


Espelho deixado na Lua pelos astronautas da missão Apollo.


Espelho deixado na Lua pelos astronautas da missão Apollo.

Um fato pouco conhecido e muito importante que nos comprovam a ida do homem na Lua, foi a instalação de pequenos dispositivos com espelhos deixados lá pelos astronautas. Um dos espelhos foi instalado pela Apollo11 e mais dois foram colocados na superfície lunar, pelas missões Apollo 14 e Apollo 15.
Estes espelhos servem para medir a precisão milimétrica da Terra em relação à Lua. Até hoje os cientistas utilizam este mecanismo. Um laser é disparado daqui da Terra e chega até o espelho localizado na Lua. Este raio de luz é rebatido pelo espelho e volta à Terra. Com este processo, pode-se calcular através do tempo percorrido a distância entre ambos e a velocidade da luz. 
Diversos observatórios, dentro e fora dos Estados Unidos, já utilizaram estes refletores em pesquisas. Basta saber suas coordenadas e mirar o laser, como se pode observar no vídeo abaixo.

                                            

EUA X URSS 

Na corrida espacial entre os EUA e a URSS (União Soviética), ambos lutavam para conquistar o espaço e mostrar que suas tecnologias eram superiores. Mas quando a URSS conseguiu colocar o primeiro homem no espaço, (Iuri Gagarin). Os americanos não queriam ficar para trás. Para mostrar ao mundo a superioridade americana o presidente Kennedy em um discurso inflamado falou que até o final da década de 60 eles mandariam um homem à Lua. A partir de então os EUA investiram pesado neste sonho. 

Se inscreva em nosso canal no youtube.



Se você gostou do artigo acima, não deixe de comprar o nosso livro “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. 
Clique na imagem abaixo e será direcionado ao site.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm

Referências:

BANDEIRA, E. G. S. Por que o homem não voltou mais a lua? Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2016/12/por-que-o-homem-nao-voltou-mais-lua.html> Acesso em: 31 dez. 2016.

Disponível em: <http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua> Acesso em: 01 out. 2015

Disponível em: <http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1230054-17082,00-ASTRONOMO+DESMENTE+MITOS+DE+QUE+HOMEM+NAO+TERIA+IDO+A+LUA.html> Acesso em: 01 out. 2015


Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/ha-46-anos-astronautas-da-apollo-1-morriam-presos-em-capsula,bfb9a7ad9137c310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html> Acesso em: 01 out. 2015

Disponível em: <http://www.historiamais.com/corridaespacial.htm> Acesso em: 01 out. 2015