Desconstruindo um mito.

10 de agosto de 2015

Como conseguimos ver a Lua durante o dia?

     Muitas vezes observamos a Lua em plena luz do dia. Algumas pessoas se questionam, como isto é possível?

    Sabe-se que a Lua não possui luz própria, portanto sua luminosidade provem do Sol. A Lua funciona como um grande espelho que reflete sua luminosidade à Terra. Conforme a Lua se apresenta no céu, ela é refletida à Terra.    À medida que a Lua gira em torno da Terra, e esta ao redor do Sol, ambos podem estar ao mesmo tempo no céu, vai depender do ângulo em que a Terra está virada.
   No decorrer do mês, podemos ver várias fases lunares; Lua nova, Lua crescente, Lua cheia e Lua minguante. 
  Dentre estas fases lunares conhecidas, duas são vistas durante o dia, sendo elas a fase crescente e minguante.
   Quando a fase é crescente, podemos ver a lua depois do meio-dia.
   Quando a fase é minguante, podemos ver a lua na parte da manhã, e some perto do meio-dia.
   Na fase lua nova, o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, entretanto, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. 
   Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.
    Abaixo podemos ver as fases lunares.
Representação das fases lunares,



Se você gostou do artigo acima, não deixe de comprar o nosso livro “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”.
Clique na imagem abaixo e será direcionado ao site.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto


  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htm

6 de agosto de 2015

Chuva de meteoro Perseida ocorrerá entre os dias 12 e 14 de agosto.

     Neste mês de agosto, acontecerá a tão esperada chuva de meteoros Perceidas. Esta é a chuva com maior fluxo no decorrer do ano, cerca de 50-60 meteoros por hora. O pico deve ocorrer entre os dias 12 e 14 de agosto. A chuva de meteoro ocorrem quando à Terra cruza à órbita de um cometa. Neste caso à Terra cruzará à órbita do cometa swift-Tuttle, dando origem à chuva de meteoro Perseida. 
     A chuva poderá ser vista depois das 2:00 da manhã. A melhor região do Brasil para se observar os meteoros será no Norte e Nordeste. Para observar à chuva, o observador deve olhar no sentido norte/noroeste (ilustração abaixo). O céu deve estar bem escuro, sem nuvens, e o observador deverá estar bem longe de qualquer luminosidade. 
Imagem retirada do programa Stellarium. 
     A chuva de meteoro consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. Todo ano entre julho e agosto à Terra cruza à órbita do cometa Swift-Tuttle
  O período de translação (volta em torno do Sol) do cometa Swift-Tuttle é de 130 anos, a última vez que passou perto da Terra foi em 1992. 

     Apesar do nome "chuva", o observador deve ter calma na hora de observar as estrelas cadentes, como são conhecidas. Pois podem demorar um pouco.


Confira abaixo às próximas chuvas de meteoro no decorrer deste ano. 

OUTUBRO
Orionídeas: ocorre no final do mês e sua origem está na constelação de Órion. Esta chuva de meteoros terá seu auge no dia 21, mas ela é bastante irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado nas manhãs entre os dias 20 e 24. Uma melhor visualização poderá ser obtida a partir do leste, após a meia-noite.
NOVEMBRO
Leonídeas: seu ponto alto é em meados de novembro e, como o nome sugere, seu radiante é na constelação de Leão. O pico desta chuva deve ocorrer entre 17 e 18 de novembro, mas alguns meteoros serão visíveis entre os dias 13 e 20.
DEZEMBRO
Geminídeas: com origem na constelação de Gêmeos, pode ter uma alta taxa de meteoros, com até 60 por hora. O auge da chuva geralmente acontece entre os dias 13 e 14. Com uma lua fina e crescente, o céu deverá estar escuro o suficiente para garantir um belo show para quem estiver de olho no céu.

Fonte:
http://seuhistory.com/node/139576
http://equipenews.com.br/noticias/calendario-mostra-eventos-astronomicos-de-2015
http://www.astropt.org/2011/10/21/cometa-swift-tuttle/