Desconstruindo um mito.

29 de junho de 2015

Júpiter e Vênus facilmente identificado no céu.

       Nos últimos dias o leitor deve ter observado uma estrela que destaca das demais, devido ao seu brilho intenso. Ela surge por volta das 18:00h (horário de Brasília), próximo ao pôr do Sol, mais a oeste.  Na verdade esta "estrela"  é o planeta Vênus. 
          O interessante que podemos ver, é o planeta Júpiter ao seu lado, um fenômeno raro. 
      Hoje dia 29/06/2015 estes planetas estarão muito próximos, como se pode observar na representação abaixo.  
Imagem retirado do programa Stellarium.
      

      Amanhã dia 30, ambos os planetas estarão alinhados, essa conjunção como é chamado na Astronomia, só poderá ser visto se em sua cidade o céu estiver limpo, sem nuvens. 
    Apesar de parecer que ambos estão colados, estes planetas estão separados a distâncias enormes. A visão que temos dos planetas unidos é devido ao nosso posicionamento terrestre. 
    O ápice da conjunção entre Júpiter e Vênus ocorrerá no dia 1 de julho, às 01h13 pelo horário de Brasília. Portanto será um fenômeno muito legal para mostrar aos seus amigos.  











23 de junho de 2015

Você se acha o centro do Universo?


       O planeta Terra, o Sistema Solar e todas as estrelas que vemos no céu, sem o auxilio de um telescópio, está dentro desse pequeno círculo amarelo. 
       O Sistema Solar está dentro da nossa galáxia (Via Láctea). O Sol é tão pequeno em comparação com o restante da galáxia, que nem conseguimos ver na imagem. 
        Você ainda se acha o centro do Universo? 


15 de junho de 2015

Além dos anéis tradicionais de Saturno.

Um dos planetas mais bonitos, Saturno é inconfundível devido aos seus anéis.  Mas a imagem tradicional não mostra tudo - e nem tem como, porque, se for para mostrar o maior de todos os anéis, o segundo maior planeta de nosso sistema é reduzido a mero pontinho no centro da imagem. Como na imagem do lado.
O superanel, descoberto em 2009, é o chamado Anel de Phoebe, batizado assim por uma lua de Saturno próxima a ele. Na época, os cientistas já sabiam que era enorme, mas não conseguiram calcular seu tamanho exato.
Os anéis de Saturno são conhecidos desde 1610, quando Galileu Galilei afirmou que o planeta tinha "orelhas". A razão do atraso de séculos é que, formado por uma camada extremamente rarefeita de poeira espacial, o Anel de Phoebe só é visível em infravermelho. Por isso o telescópio espacial WISE, que opera nesse comprimento de onda, foi usado para calcular seu tamanho exato. O resultado é que seu raio é 270 vezes maior que o próprio planeta, ocupando uma área 7 mil vezes maior que a de sua superfície.
"É fascinante que um anel como esse possa existir", afirmou o cientista planetário Douglas Hamilton, da Universidade de Maryland, o principal autor do estudo que calculou o tamanho do anel. "Aprendemos em ciência que anéis planetários são pequenos e próximos aos planetas - se eles estão muito distantes, luas se formam ao invés de anéis. Essa descoberta acaba de virar essa ideia de cabeça para baixo - o universo é mais interessante e surpreendente do que pensávamos".

Referências
Small particles dominate Saturn's Phoebe ring to surprisingly large distances. Douglas P. Hamilton, Michael F. Skrutskie, Anne J. Verbiscer & Frank J. Masci, Nature,http://www.nature.com/nature/journal/v522/n7555/full/nature14476.html

Biggest Ring Around Saturn Just Got Supersized, Space.com,http://www.space.com/29624-giant-saturn-ring-even-bigger.html#

6 de junho de 2015

Qual a estrela mais brilhante no céu noturno?

Figura-1 Constelação Cão Maior. Fonte: Stellarium. 
      A estrela mais brilhante em nosso céu noturno, é a estrela Sírio (Sirius). Ela está localizada na constelação Cão Maior (Figura-1). Pode ser vista de qualquer parte da Terra. Sirius está aproximadamente a 8,6 anos-luz da Terra, ou seja, quando a luz sai da estrela, ela chega até nós aproximadamente em 8 anos e meio. Lembrando que a velocidade da luz é de 300.000km/s. 
    Apesar de Sirius ser a estrela mais brilhante no céu noturno, ela não é a que está mais próximo da Terra, temos  outras cinco estrelas. Como se podem observar abaixo: 

  1. Sol --> distância de 8 minutos/luz
  2. Alpha Centauri --> distância de 4,24 anos/luz
  3. Barnard--> distância de 5,96 anos/luz
  4. Wolf 359 --> distância de 7,78 anos/luz
  5. Lalande 21185 --> distância de 8,29 anos/luz
  6. Sirius --> distância de 8,58 anos/luz
        A estrela de Sirius é uma estrela binária, constituída de duas estrelas, Sirius A e Sirius B (anã branca). Esta última só podem ser vistas com a ajuda de um grande telescópio.
        A melhor época do ano para se observar a estrela, é no mês de janeiro, quando atinge o meridiano à meia-noite.

Fonte: http://www.ciencia-online.net/2013/09/10-estrelas-mais-proximas.html

2 de junho de 2015

Doações dos E.U.A para educação brasileira, são retidos pela Receita Federal.

   
      O Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes (RJ), reúne estudiosos e entusiastas sobre o espaço. Eles realizam encontros com convidados internacionais, fazem projetos para escolas e trabalham na descoberta de asteroides. Mas, nas últimas semanas, o grupo sofreu um revés por causa da Receita Federal.
       A instituição americana Charlie Bates, sem fins lucrativos, fez uma doação para o clube: são 2.600 óculos de papel para observar o Sol durante o solstício de inverno, que ocorre todo dia 21 de junho. Ele marca o início do inverno no hemisfério sul.
        O que aconteceu: os óculos ficaram retidos no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), porque a Receita Federal cobrou impostos, tarifas e uma multa pesada – ficou tudo no valor de R$ 2.708,10. Este valor precisa ser pago até esta segunda-feira (01/06), ou o material volta para os EUA.
       O físico Marcelo de Souza (foto), diretor-geral do clube de astronomia, afirma ao jornal O Diário que o material tem valor declarado de apenas R$ 1.107,32. Ao Gizmodo Brasil, ele diz: “não temos como pagar se a multa for mantida”.
        Marcelo tentou pedir uma extensão de prazo para a Fedex, empresa que está com o material retido e que deu cinco dias úteis para o caso ser resolvido. O prazo acaba hoje, e ele nos disse que a Fedex “não irá aguardar”.

O clube

       O Clube de Astronomia Louis Cruls foi inaugurado em 1996. Todo ano, eles realizam o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que já contou até com a presença de Buzz Aldrin. A edição mais recente foi realizada em abril.
       Desde 2011, a equipe também comanda o Projeto Cientista Criativo, que dá aulas de astronomia, eletrônica, robótica e cosmologia para estudantes do ensino médio e segundo ciclo do ensino fundamental em Campos dos Goytacazes. Também há atividades práticas de observação do céu com auxílio de instrumentos.
     Recentemente, uma equipe do clube encontrou 63 asteroides estudando imagens capturadas por telescópios americanos – a descoberta foi confirmada por uma universidade americana.

Fonte: http://m.gizmodo.uol.com.br/clube-astronomia-multa-receita/