Desconstruindo um mito.

28 de setembro de 2015

A Nasa afirma: há água em Marte.

Cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana), anunciaram nesta segunda-feira (28) que existem água líquida e corrente no planeta Marte. 

Na conferência, o diretor de ciências planetárias da Nasa, Jim Green, e outros pesquisadores da agência afirmam que "Agora é possível que exista vida em Marte."
"Nossa missão em Marte tem sido a de 'seguir a água', em nossa busca por vida no Universo. E agora temos evidências convincentes que validam o que temos suspeitado por muito tempo", disse o astronauta John Grunsfeld. "É um avanço significativo, que confirma que a água, embora salgada, está fluindo hoje sobre a superfície de Marte."
Imagens da sonda MRO, que está em órbita do planeta vermelho, localizaram leitos de 100 metros de comprimento (aproximadamente um campo de futebol) e menos de 5 metros de largura. A hipótese inicial, é de que a água corre no planeta e formam as estrias. Como se pode observar na imagem abaixo. 
http://s2.glbimg.com/PPv7Bj4VocBu9DrWSUkSaB1nEuc=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/28/brines23p.jpg
Os pesquisadores apostam ainda que a água é salgada, porque já foram encontrados sais hidratados nas marcas da cratera Hale. 
Imagens de alta resolução mostraram que as estrias aparecem nas encostas da cratera durante as estações quentes e alongam-se para, em seguida, desaparecerem durante as estações mais frias. A variação de temperatura sugere que elas sejam feitas por água líquida.
Eles concluíram, portanto, que existe uma ligação entre as estrias recorrentes e os sais depositados com o fluxo de água salgada em Marte.
"A detecção de sais hidratados sobre estas encostas significa que a água desempenha um papel vital na formação dessas estrias", disse Ojha.

Fonte:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/09/28/nasa-apresenta-provas-concretas-de-agua-liquida-e-corrente-em-marte.htm#fotoNav=1

Um comentário: