Desconstruindo um mito.

2 de junho de 2015

Doações dos E.U.A para educação brasileira, são retidos pela Receita Federal.

   
      O Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes (RJ), reúne estudiosos e entusiastas sobre o espaço. Eles realizam encontros com convidados internacionais, fazem projetos para escolas e trabalham na descoberta de asteroides. Mas, nas últimas semanas, o grupo sofreu um revés por causa da Receita Federal.
       A instituição americana Charlie Bates, sem fins lucrativos, fez uma doação para o clube: são 2.600 óculos de papel para observar o Sol durante o solstício de inverno, que ocorre todo dia 21 de junho. Ele marca o início do inverno no hemisfério sul.
        O que aconteceu: os óculos ficaram retidos no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), porque a Receita Federal cobrou impostos, tarifas e uma multa pesada – ficou tudo no valor de R$ 2.708,10. Este valor precisa ser pago até esta segunda-feira (01/06), ou o material volta para os EUA.
       O físico Marcelo de Souza (foto), diretor-geral do clube de astronomia, afirma ao jornal O Diário que o material tem valor declarado de apenas R$ 1.107,32. Ao Gizmodo Brasil, ele diz: “não temos como pagar se a multa for mantida”.
        Marcelo tentou pedir uma extensão de prazo para a Fedex, empresa que está com o material retido e que deu cinco dias úteis para o caso ser resolvido. O prazo acaba hoje, e ele nos disse que a Fedex “não irá aguardar”.

O clube

       O Clube de Astronomia Louis Cruls foi inaugurado em 1996. Todo ano, eles realizam o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que já contou até com a presença de Buzz Aldrin. A edição mais recente foi realizada em abril.
       Desde 2011, a equipe também comanda o Projeto Cientista Criativo, que dá aulas de astronomia, eletrônica, robótica e cosmologia para estudantes do ensino médio e segundo ciclo do ensino fundamental em Campos dos Goytacazes. Também há atividades práticas de observação do céu com auxílio de instrumentos.
     Recentemente, uma equipe do clube encontrou 63 asteroides estudando imagens capturadas por telescópios americanos – a descoberta foi confirmada por uma universidade americana.

Fonte: http://m.gizmodo.uol.com.br/clube-astronomia-multa-receita/

Um comentário: