Desconstruindo um mito.

28 de julho de 2012

Apollo 15, a missão que levou um jipe à Lua.

      Viagem à Lua.

A Apollo 15 foi a quarta missão tripulada a pousar na Lua, lembrando que foram 12 homens que tiveram o privilégio de pisar em solo lunar, o lançamento da Apollo 15 foi em 26 de julho de 1971, voltando a Terra no dia 7 de agosto de 1971.
Esta missão foi a primeira a utilizar um jipe na superfície, trata-se de um veículo elétrico, que ajudou os astronautas a percorrer um espaço maior do que as missões anteriores. O chassi do veiculo foi feito de forma a ser levado para a Lua dobrado dentro do módulo lunar, ocupando assim pouco espaço, o veiculo também foi usado nas missões Apollo 16 e Apollo 17.
A tripulação era composto por David Scott, Alfres Worden e James Irwin.
Os astronautas David e James passaram três dias na superfície da Lua coletando materiais, enquanto Alfres estava no módulo de comando em órbita da Lua.
O Rover como é chamado o veiculo, está no solo lunar até hoje, assim como vários equipamentos usados pelos astronautas. 
A missão Apollo 15 trouxe pra Terra cerca de 77 kg de material extraído da Lua.

O lunar roving era movido a eletricidade e chegava a no máximo 16 km/h . Foto: Nasa/Divulgação

Ficheiro:Apollo15LunarRover.jpg
Foto: Nasa/Divulgação

Ficheiro:Apollo 15 crew.jpg Esq. p/ dir: Scott, Worden, Irwin.


                                                                Vídeo do Rover na Lua.

27 de julho de 2012

Vídeo: Viagem do homem a lua - farsa ou não. (Mythbusters)

Vídeos







21 de julho de 2012

Diferença entre constelações e galáxias.

           A diferença entre galáxias e constelações, consistem em suas grandezas. Enquanto que as constelações podem ser observadas da Terra (estrelas). A galáxia por sua vez englobam todas estas estrelas. Exemplo: Todas as estrelas que vemos à noite (sem telescópio) está contida dentro de uma galáxia, a nossa Via Láctea. Lembrando que só vemos um pedaço da nossa Via Láctea. Como se pode observar no desenho abaixo.

Galáxia Via Láctea. O círculo amarelo é o nosso sistema solar e todas as estrelas que observamos no céu. 

       Galáxias são agrupamentos de corpos celestes, principalmente estrelas, planetas, poeiras cósmicas, e outros astros, as galáxias possuem vários formato, entre elas elípticas, espirais, irregulares. Existem mais de 200 bilhões de galáxias. Abaixo temos uma imagem do telescópio Hubble, foi necessário uma montagem de Várias fotos tiradas todos os dias por mais de um ano. Cada ponto que se vê, é uma galáxia. 


Foto: NASA, ESA, S. Beckwith (STScI) ea equipe de HUDF

          Constelação consiste de um agrupamento de estrelas em uma determinada região no céu "aparentemente próximas,"  formando imagens de pessoas, animais e objetos. Do planeta Terra podem se observar 88 constelações.


                                           Abaixo a lista das 88 constelações existentes.

Constelações no Hemisfério Norte
No hemisfério Norte podes encontrar: Andrómeda, Cocheiro, Boieiro, Girafa, Cães de caça, Cão Menor, Cassiopeia, Cefeu, Cabeleira de Berenice, Coroa Boreal, Cisne, Golfinho, Dragão, Potro (Cavalinho), Hércules, Lagartixa, Leão Menor, Lira, Lince, Pégaso, Perceu, Flecha (Sete), Triângulo, Ursa Maior, Ursa Menor e Raposinho.

Constelações no Hemisfério Sul
 No hemisfério Sul, podes encontrar: Máquina-Pneumática, Ave-do-Paraíso, A Águia, O Altar, Cinzel, Cão Maior, Quilha, Centauro, Baleia, Camaleão, Compasso, Pomba, Coroa Austral, Corvo, Taça, Cruzeiro do Sul, Espadarte, Erídano, Fornalha, Grou, Relógio, Hidra Fémea, Hidra Macho, Índio, Lebre, Lobo, Montanha da Mesa, Microscópio, Unicórnio, Mosca, Régua, Octante, Serpentário, Orion, Pavão, Fénix, Pintor, Peixe Austral, Popa (Ré), Bússola, Retículo, Escultor, Escudo de Sobieski, Serpente, Sextante. Telescópio, Triângulo Austral, Tucano, Vela e Peixe Voador.

Constelações na zona Equatorial
Na zona equatorial podes encontrar: Carneiro, Aquário, Caranqueijo, Capricórnio, Gémeos, Leão, Balança, Peixes, Sagitário, Escorpião, Touro e Virgem.


Exemplo de duas constelações:


Constelação de Escorpião.


 


        Constelação de Escorpião é uma das que mais se destaca, vista no hemisfério Sul, notável por sua extensão.E realmente lembra o formato de um escorpião. 




Constelação Cão Maior.


       Cão Maior é uma constelação observada do hemisfério Sul, faz parte dessa constelação a estrela Sirius, a estrela mais brilhando no céu noturno, e a mais próxima da Terra depois do Sol.








Galáxias

       Sem telescópio podemos localizar apenas três galáxias das milhares  existentes, são elas (Pequena e Grande nuvem de Magalhães e Andrômeda).
       Apesar de serem muito maior que as constelações, da Terra só podemos observar manchas no céu. Isto ocorre devido estas galáxias estarem muito longe da Terra em comparação com as constelações. 


Exemplo de duas galáxias:



Galáxia de Andrômeda. 


        A galáxia de Andrômeda é muito parecida com a Via Láctea, uma galáxia espiral. Esta galáxia pode ser observada do hemisfério norte. Ela é a galáxia espiral que está mais próximo da nossa Via Láctea. 



Nuvens de Magalhães

Grande Nuvens de Magalhães. 
Pequena Nuvens de Magalhães 


       Assim como são conhecidas as duas galáxias próximas da Via Láctea. Pequena Nuvens de Magalhães e Grande Nuvens de Magalhães, ambas galáxias são irregulares, devido ao seu formato, e podem ser visualizadas a olho nu no Hemisfério Sul, entre a linha do Equador e o Polo Sul. O aventureiro português Fernão de Magalhães, quando realizava suas viagens marítimas, a observou em meados de 1520. Por isso elas carregam seu sobrenome. 

       

Se você gostou do artigo acima, não deixe de conhecer nosso livro: “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. Clica na imagem abaixo e será encaminhado ao site Amazon.  Obrigado…

Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm


Fontes:
http://www.brasilescola.com/geografia/galaxia.htm
http://www.ccvalg.pt/astronomia/galaxias/galaxias_irregulares.htm
http://www.explicatorium.com/As-constelacoes.php
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas02.htm
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas06.htm

14 de julho de 2012

A NASA descobre mais uma Lua orbitando Plutão.

       Uma equipe de astrônomos  utilizando o Telescópio Espacial Hubble descobriu uma outra Lua orbitando o Planeta anão Plutão, agora já são 5 Luas descobertas em torno de Plutão.
       Assim como descobriram essa Lua antes oculta, muitos outros astros serão descobertos.

O círculo verde marca a lua recém-descoberto, designado P5.
Hubble imagem de Plutão e suas luas(Crédito: NASA, ESA, M. Showalter, do SETI Institute) 


Fontes:
http://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/science/new-pluto-moon.html

Por que só vemos o mesmo lado da Lua?


     No Brasil ou em qualquer lugar do mundo vemos sempre o mesmo lado da Lua, mas por quê? Já que a mesma gira.
        Se a Lua também gira, a lógica seria vermos sua outra face.
     O motivo pela qual não podemos ver seu outro lado se dá pelo simples fato de que a sua rotação é igual ao seu período orbital, ou seja, ao mesmo tempo em que a Lua gira ao seu redor (rotação), é igual o tempo que ela demora para girar ao redor da Terra (translação), então em sincronia (rotação e translação) nos permite observar só um lado.
       Apesar de não vermos seu outro lado, muitos falam que este lado é o "lado escuro", mas esse lado "escuro" também é iluminado pelo Sol, tanto quanto o lado que vemos, um exemplo é na Lua Nova. Quando é Lua nova, o lado oculto está sendo iluminado pelo Sol, por isso não se vê a Lua a noite, mas durante o dia nessa fase podemos ver, pois a mesma nasce por volta das 6 da manhã e se põe por volta das 6 da tarde. 

Abaixo vemos uma representação do lado oculto para Lua sendo iluminada pelo Sol.



Abaixo podemos ver um vídeo que explica o texto acima.




O lado oculto da Lua foi fotografado pela primeira vez em 1959 pela sonda soviética Lunar 3.
  

Abaixo o lado oculto da Lua.




Fontes: